Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Pai da Bomba Nuclear

PAQUISTÃO, Pai da bomba atômica do país asiático morre aos 85 anos


Abdul Qadeer Khan morre aos 86 anos por complicações da covid-19

Abdul Qadeer Khan, pai da bomba atómica no Paquistão e considerado herói nacional, morreu aos 85 anos, após ter testado positivo à covid-19 e ter sido hospitalizado várias vezes desde agosto, anunciaram hoje as autoridades paquistanesas.

Admirado por fazer do país a primeira potência nuclear islâmica, mas acusado de distribuir ilegalmente tecnologia para o Irã, Coreia do Norte e Líbia, o cientista nuclear paquistanês morreu após ser transferido para o hospital KRL devido a problemas pulmonares, segundo a televisão pública paquistanesa PTV.


Abdul Khan já tinha estado neste hospital em agosto, depois de ter testado positivo à covid-19, tendo sido enviado para casa onde o seu estado de saúde se agravou na manhã de hoje.

O Presidente do Paquistão já reagiu à morte do cientista, que conhecia desde 1982, afirmando, através da rede social Twitter, estar "profundamente triste".

"Ajudou-nos a desenvolver uma dissuasão nuclear crítica para a sobrevivência da nação e o país, grato, nunca esquecerá os seus serviços", disse Arif Alvi.

Abdul Khan ganhou o estatuto de herói nacional em maio de 1998, quando a República Islâmica do Paquistão se tornou oficialmente uma potência militar atômica, devido aos testes realizados alguns dias após os realizados pela Índia.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!