JORNALAHP

Ator francês quebra silêncio sobre abuso sexual dentro da Igreja Católica

A Bíblia diz que o "Líder religioso tem que ser irrepreensível, marido de uma só esposa, moderado nos hábitos, não amante do dinheiro..." (1Tim. 3:2-7)

Por Daniel Alves em 11/10/2021 às 12:14:18

PEDOFILIA, No mundo inteiro aconteceu e ainda acontece dentro dos templos da Igreja Católica.

Para Martinez, agora com 52 anos, as memórias do abuso permanecem vivas | Reprodu√ß√£o
Para Martinez, agora com 52 anos, as memórias do abuso permanecem vivas | Reprodu√ß√£o

O ator franc√™s Laurent Martinez, de 52 anos, quebrou o sil√™ncio depois de quatro décadas e alegou ter sido vítima de abusos sexuais por um padre na inf√Ęncia. A revela√ß√£o veio depois que a Comiss√£o Independente sobre Abusos Sexuais na Igreja divulgou um relatório apontando para mais de 330 mil casos de abusos nas institui√ß√Ķes religiosas da Fran√ßa, durante os anos de 1950 e 2020.

Segundo Martinez, os abusos ocorreram quando ele tinha oito anos de idade através de beijos e toques por um padre que dava aulas de catecismo. Um dia, lembra o ator, o agressor o convidou para ir ao seu apartamento e obrigou o menino a praticar sexo oral. Segundo a lei francesa, isso seria classificado como estupro.

Alguns dias depois, Martinez contou a seus pais sobre o abuso, que alertaram a diocese, resultando na transfer√™ncia do padre. No entanto, assim como a maioria das vítimas de abuso sexual na igreja, Martinez n√£o buscou recursos legais para registrar a ocorr√™ncia e hoje acredita que o agressor j√° esteja morto.

Em 2019, o ator decidiu transformar sua história em uma pe√ßa para mostrar as consequ√™ncias devastadoras dos abusos e sobre como falar abertamente pode ajudar as vítimas a se "reconstruir". A obra, chamada "Perd√£o?", foi apresentada aos bispos locais no início deste ano.

Apesar das revela√ß√Ķes chocantes do relatório, Martinez lamentou que "n√£o h√° - absolutamente nenhum - senso de urg√™ncia" dentro da igreja. "Eles est√£o claramente abalados com os números", mas "eles est√£o apenas conversando, conversando e conversando", disse ele em uma entrevista à The Associated Press.


Comunicar erro
cosmetic shop

Coment√°rios

MOTOCICLO