JHP2

Ator francês quebra silêncio sobre abuso sexual dentro da Igreja Católica

A Bíblia diz que o "Líder religioso tem que ser irrepreensível, marido de uma só esposa, moderado nos hábitos, não amante do dinheiro..." (1Tim. 3:2-7)

Por Daniel Alves em 11/10/2021 às 12:14:18

PEDOFILIA, No mundo inteiro aconteceu e ainda acontece dentro dos templos da Igreja Católica.

Para Martinez, agora com 52 anos, as memórias do abuso permanecem vivas | Reprodução
Para Martinez, agora com 52 anos, as memórias do abuso permanecem vivas | Reprodução

O ator francĂȘs Laurent Martinez, de 52 anos, quebrou o silĂȘncio depois de quatro décadas e alegou ter sido vítima de abusos sexuais por um padre na infância. A revelação veio depois que a Comissão Independente sobre Abusos Sexuais na Igreja divulgou um relatório apontando para mais de 330 mil casos de abusos nas instituições religiosas da França, durante os anos de 1950 e 2020.

Segundo Martinez, os abusos ocorreram quando ele tinha oito anos de idade através de beijos e toques por um padre que dava aulas de catecismo. Um dia, lembra o ator, o agressor o convidou para ir ao seu apartamento e obrigou o menino a praticar sexo oral. Segundo a lei francesa, isso seria classificado como estupro.

Alguns dias depois, Martinez contou a seus pais sobre o abuso, que alertaram a diocese, resultando na transferĂȘncia do padre. No entanto, assim como a maioria das vítimas de abuso sexual na igreja, Martinez não buscou recursos legais para registrar a ocorrĂȘncia e hoje acredita que o agressor jĂĄ esteja morto.

Em 2019, o ator decidiu transformar sua história em uma peça para mostrar as consequĂȘncias devastadoras dos abusos e sobre como falar abertamente pode ajudar as vítimas a se "reconstruir". A obra, chamada "Perdão?", foi apresentada aos bispos locais no início deste ano.

Apesar das revelações chocantes do relatório, Martinez lamentou que "não hĂĄ - absolutamente nenhum - senso de urgĂȘncia" dentro da igreja. "Eles estão claramente abalados com os números", mas "eles estão apenas conversando, conversando e conversando", disse ele em uma entrevista à The Associated Press.


Comunicar erro
cosmetic shop

ComentĂĄrios

JHP