Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Terrorismo Afegão

Refugiada afegã que conseguiu visto para viver no Brasil está em Sergipe


Com traumas do TALIBÃ, jovem afegã tem medo de ser fotografada sem BURCA

Ela foi a primeira pessoa a conseguir o documento, e agora recebe apoio em Aracaju.

Uma jovem, de 26 anos, refugiada do Afeganistão e primeira a conseguir visto para viver no Brasil, chegou à capital sergipana na segunda-feira (11).

Por enquanto, para não ser identificada, ela recebeu o nome de Nilofar. A jovem é formada em relações internacionais e estava cursando mestrado quando o Talibã reassumiu o poder. Por segurança, ela foi obrigada a ficar em casa com os pais e irmãos.


Uma mulher identificada como Marry, que é da Nova Zelândia, mas mora em Sergipe há 10 anos, foi responsável pela vinda da refugiada ao Brasil. " A gente tem uma amiga em comum, que postou na rede social que ela estava pedindo ajuda. Eu me emocionei com a história dela e entrei em contato", disse Marry.

Assim que chegou a Aracaju, a jovem afegã recebeu apoio da Cáritas Brasileira, que desde 2010 faz o acolhimento de emigrantes no Brasil.

"A gente está aqui para acolher, proteger e inserir a Nilofar aqui em Aracaju. Ela está com o pedido de refúgio, que é de 90 dias, e inicialmente a gente vai encaminhá-la à Polícia Federal para a regulamentação junto ao Conare. E aí vamos decidir, com ela, se ela quer ficar como residente ou refugiada, e tem também a questão da vacinação dela", disse Paulo Evangelista, integrante da Cáritas Brasileira.

O desafio agora é trazer seis familiares de Nilofar, que ainda estão em Cabul, no Afeganistão.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!