JHP2

China lança míssil hipersônico que circula a Terra

Por Daniel Alves em 17/10/2021 às 16:55:15

Lançamento de foguetes Longa Marcha para a órbita do planeta faz parte da tecnologia utilizada para o lançamento do míssil hipersônico

Segundo jornal, teste foi realizado em agosto e surpreendeu as autoridades norte-americanas pela capacidade tecnológica dos chineses

Autoridades americanas ficaram em alerta após um teste de um míssil hipersônico com capacidade nuclear da China que circulou a Terra antes de acelerar para atingir seu alvo. Segundo informações do jornal Financial Times, a inteligência dos Estados Unidos ficaram surpresos com a demonstração de tecnologia militar avançada do país asiático.

De acordo com a publicação, o missíl estava armado com uma orgiva nuclear e foi lançado por um foguete que carregou um planador hipersônico que voou em órbita baixa antes de seguir para o alvo planejado. Porém, o míssil errou o objetivo em 38 quilômetros.

A experiência surpreendeu os norte-americanos que observaram um avanço importante no desenvolvimento de armas hipersônicas, que está muito mais avançada do que era previsto do conhecimento dos Estados Unidos.

Estas armas são difíceis de serem rastreadas, porquê elas são lançadas por um foguete para a órbita do planeta e viajam com uma velocidade de cinco vezes a velocidade do som e, com isso, orbitam com o próprio impulso, são manobráveis e assim, podendo ser controláveis.

Rússia faz teste bem-sucedido com míssil hipersônico

No começo do mês de outubro, a Rússia também realizou um teste com míssil de cruzeiro hipersônico. Chamado de Tsirkon, a arma foi lançada no dia 6 no Mar Branco, região do Ártico, pela fragata Almirante Gorchkov, atingindo um alvo em alto mar, há 450 km de distância no Mar de Barents.

O tempo de voo do míssil foi de 4 minutos e meio, com uma velocidade de Mach 8 ou mais de 9 mil km/h.

Testes são uma iniciativa do presidente russo Vladmir Putin que prometeu reforçar a presença militar no norte do país, e também por conta de um cenário de episódios recentes de tensão com os Estados Unidos.

Coreia do Norte faz testes com míssil de curto alcance

A Coreia do Norte disparou nem 30 de setembro um míssil antiaéreo para uma série de testes com armas em meio as negociações com os Estados Unidos pela a desnuclearização. A informação foi confirmada pela agência de notícias KCNA, que disse que o teste é 'de importância prática no estudo e desenvolvimento de vários sistemas de mísseis antiaéreos em perspectiva'.

Além disso, nas últimas semanas, o governo norte coreano também fez disparos de mísseis balísticos e de um míssil de cruzeiro com potencial nuclear. Este foi o segundo teste com míssil na semana e o quarto lançamento de armas. Segundo especialistas, seria uma estratégia para conseguir alívio nas sanções, além do fim de outras restrições.

Os testes chamam a atenção do planeta porque a Coreia do Norte tem desenvolvido armamentos cada vez mais sofisticados. A Coreia do Norte está proibida de fazer lançamento de mísseis balísticos por conta das resoluções da ONU.

Comunicar erro
cosmetic shop

Comentários

JHP