JHP2

Coreia do Norte lançou míssil balístico de submarino, diz Coreia do Sul

Desafio a PAZ MUNDIAL

Por Daniel Alves em 21/10/2021 às 05:41:32

Lançamento ocorre no momento em que chefes de inteligência de EUA, Coreia do Sul e Japão se reúnem em Seul para discutir o impasse com a Coreia do Norte.

A Coreia do Norte disparou um míssil balístico ainda não identificado a partir de um submarino, informação das Forças Armadas da Coreia do Sul.

O lançamento ocorre no momento em que os chefes de inteligência dos Estados Unidos, da Coreia do Sul e do Japão se reúnem em Seul para discutir o impasse com a Coreia do Norte.

Foi o mais recente teste bélico do país, que disparou um míssil antiaéreo em 30 de setembro e, dias antes, um supersônico batizado de Hwasong-8.


"Nossos militares detectaram um míssil balístico de curto alcance não identificado, que suspeitamos ser um SLBM", disseram os chefes do Estado-Maior da Coreia do Sul em comunicado.

"Nossos militares estão monitorando de perto a situação e mantendo a postura de prontidão, em estreita cooperação com os Estados Unidos, para se preparar para possíveis lançamentos adicionais".

SLBM é a sigla para Submarine Launched Ballistic Missile (míssil balístico lançado a partir de um submarino, em tradução livre), e eles são difíceis de detectar ou destruir.

A última vez que a Coreia do Norte testou um SLBM foi em outubro de 2019, segundo a agência de notícias Associated Press.

O país enfrenta sanções internacionais por seus programas de armas nucleares e balísticas, o que fez a ONU alertar para o risco de fome da população mais vulnerável.

EUA e Coreia do Norte

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, afirmou na semana passada os EUA são a "raiz" das tensões causadas pelos testes com armas e negou ter intenções hostis.

O governo americano condenou o lançamento desta terça e exigiu que a Coreia do Norte "abstenha-se de qualquer outra ação desestabilizadora".

Kim Jong-un se reuniu três vezes com o ex-presidente americano Donald Trump, mas ambos não alcançaram um acordo para pôr fim ao programa nuclear norte-coreano (veja no vídeo abaixo).

O atual presidente dos EUA, Joe Biden, prometeu buscar a desnuclearização do país através da diplomacia.


Comunicar erro
cosmetic shop

Comentários

JHP