JORNALAHP

Ômicron parece não ter alta gravidade, mas é cedo para posições definitivas, diz conselheiro da Casa Branca

Por Daniel Alves em 06/12/2021 às 05:42:06

Anthony Fauci afirmou primeiros sinais s√£o um tanto encorajadores, mas pediu cuidado antes de fazer qualquer determina√ß√£o de que ela é menos grave em rela√ß√£o a outras variantes.

Anthony Fauci, assessor da Casa Branca sobre a pandemia — Foto: Reuters
Anthony Fauci, assessor da Casa Branca sobre a pandemia — Foto: Reuters

Os primeiros indícios sobre a variante ômicron do coronavírus s√£o "um tanto encorajadores", disse o principal assessor do governo dos Estados Unidos sobre a pandemia, Anthony Fauci. Ele indicou, no entanto, que ainda faltam informa√ß√Ķes para chegar a uma conclus√£o.

"É muito cedo para fazer qualquer afirma√ß√£o definitiva", disse Fauci à emissora americana CNN. "Até agora, n√£o parece haver um grande grau de gravidade".

"Temos que ter cuidado antes de fazer qualquer determina√ß√£o de que é menos grave ou realmente n√£o causa nenhuma doen√ßa grave compar√°vel à variante delta. Mas até agora, os sinais s√£o um tanto encorajadores em rela√ß√£o à gravidade".

Testes de laboratório tentam analisam a ômicron, cepa do vírus com dezenas de muta√ß√Ķes, para determinar se ela é mais transmissível do que outras variantes, se é mais resistente à imunidade de vacinas e infec√ß√Ķes ou se gera sintomas mais graves. Os resultados s√£o esperados nas próximas semanas.

"H√° um risco real de que teremos uma diminui√ß√£o na efic√°cia das vacinas", disse Stephen Hoge, presidente da fabricante de vacinas Moderna, ao canal ABC. Mas a magnitude dos efeitos ainda é desconhecida, disse ele.

"Resta saber se será como vimos com a variante delta, contra a qual as vacinas ainda eram eficazes recentemente, ou se veremos algo como uma redução de 50% na eficácia, o que significaria que precisamos reiniciar as vacinas".

A Moderna e outras empresas farmac√™uticas, como a Pfizer, j√° come√ßaram a trabalhar para adaptar suas vacinas à nova variante, se necess√°rio. Pelo menos 15 estados dos Estados Unidos e cerca de 40 países confirmaram casos da variante ômicron.

Os Estados Unidos impuseram na semana passada restri√ß√Ķes à entrada de pessoas da √Āfrica do Sul e sete outros países vizinhos para conter infec√ß√Ķes.

Comunicar erro
cosmetic shop

Coment√°rios

MOTOCICLO