Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Fraude & Prisão

SERGIPE, Operação contra fraudes suspende mais de 200 benefícios do INSS no estado


Uma pessoa foi presa em flagrante nesta sexta-feira (17), durante a operação 'Impostores' da Polícia Federal com o Ministério de Trabalho e Previdência para cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão no município de Japoatã, no combate a fraudes identificadas em 203 benefícios assistenciais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As concessões, que foram suspensas, causou um prejuízo estimado em R$15.883.335,51 aos cofres públicos, tendo em vista o montante dos pagamentos mensais.

Durante a ação policial também foram apreendidas uma pistola 380, com dois carregadores e 48 munições; e uma espingarda calibre 12, com 12 munições.

As investigações apontam que os suspeitos falsificavam documentos para a criação de pessoas fictícias e obtenção indevida dos benefícios, utilizando-se de "idosos de aluguel" através da fabricação de identidades falsas e outros documentos em nome de pessoas inexistentes.

Além do cumprimento dos mandados e a suspensão, a Justiça Federal também determinou a indisponibilidade de bens móveis, bem como o bloqueio de saldos e aplicações financeiras pertencentes aos investigados.

Segundo a PF, com a operação, será possível evitar um prejuízo aproximado de R$27 milhões em valores que, levando-se em conta a expectativa de vida da população brasileira, seriam pagos indevidamente em relação aos 203 benefícios obtidos ilegalmente.

Os suspeitos serão indiciados pelos crimes de falsificação de documentos públicos, falsidade ideológica, uso de documentos falsos e estelionato majorado.


Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!