JHP2

SERGIPE, Piso salarial do professor poderá ter reajuste de 33,23%

Por Daniel Alves em 29/12/2021 às 14:19:37

Para economista, portaria do aumento é positiva para a Educação em Sergipe

Conforme publicado pelo Ministério da Economia, o piso salarial profissional nacional do magistério poderá ter reajuste de 33,23% a partir de 2022. Levando em consideração que o piso é calculado com base no crescimento percentual dos valores mínimos do Fundeb, o valor para 2022 será de R$ 3.845,34.

Na análise do economista e Dirigente do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio Econômicos em Sergipe (Dieese), Luís Moura, a notícia é excelente e se sancionada trará bons resultados aos profissionais da área que enfrentam congelamento de salários há algum tempo. "E o que acontece é que um piso salarial que foi definido para 40h nível médio, vem sendo aplicado para toda a carreira. O nível médio ganhando a mesma coisa que um profissional com doutorado. Os governadores não se posicionaram com relação a isso", disse Moura a reportagem.

No entanto, segundo Moura, os governadores estaduais estão apostando num projeto de lei que restrinja o reajuste. "Como é que valoriza a educação sem reajuste dos professores? Sem chance nenhuma", afirma o economista. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que foi quem lançou a nota pública sobre o reajuste, informa que estará atento ao Congresso Nacional, a fim de evitar a aprovação do reajuste do piso vinculado apenas ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), conforme reivindica os gestores estaduais e municipais. "Para se cumprir a meta 17 do Plano Nacional de Educação e para adequar a remuneração do magistério público brasileiro aos padrões internacionais da OCDE, é preciso garantir ganho real ao piso e aos planos de carreira da categoria, estendendo, também, o piso para todos os profissionais da educação", afirma a Confederação.

Comunicar erro
cosmetic shop

Comentários

JHP