JHP2

Estudante que criou garrafa capaz de tornar qualquer água potável chega à final de torneio mundial

Por Daniel Alves em 28/03/2022 às 05:46:25

Estudante da UFOP teve a ideia de criar água potável usando filtro carregado pela luz solar

Tecnologia venceu 443 equipes de todo o país e cruzou fronteiras para disputar a finalíssima com outras ideias de alunos de 44 países.

Uma ideia inovadora colocou uma estudante da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) na finalíssima de uma competição mundial que avalia projetos construídos por alunos em 44 países. O concurso terminou ontem, domingo (27), em Istambul, na Turquia. E pode ter uma vencedora que saiu de uma universidade em Minas Gerais.

A invenção da estudante é mesmo uma revolução ambiental, com capacidade de transformar duras realidades. Trata-se da possibilidade de produzir água potável com apenas uma garrafa, que cabe na palma da mão. Tudo isso com energia não poluente.

Além desse projeto, o concurso contou com outras 443 equipes no Brasil. Mas a aluna da UFOP venceu a etapa nacional com uma tecnologia que produz água esterilizada por meio da radiação, com filtro carregado a partir da luz solar.

Até chegar à Istambul, a ideia foi avaliada por algumas referências em tecnologia ainda em solo tupiniquim. Figurou entre os 10 melhores classificados e acabou escolhido. Um dos jurados viu o potencial de transformação social ao pontuar que, segundo ele, há 35 milhões de pessoas sem acesso à água potável no Brasil.

Antes do anúncio final, a estudante aproveitou uma imersão com eventos e palestras que contam com a participação de mentores, líderes, empresários e visionários de diferentes nacionalidades.

O vencedor global recebe um pacote personalizado de recursos para colocar a ideia em prática.

Comunicar erro
cosmetic shop

Comentários

JHP