JHP2

GURUS ESPIRITUAIS, presos por violência sexual agiam em regiões diferentes, mas usavam as mesmas táticas

Por Daniel Alves em 09/05/2022 às 12:21:14

André Corrêa Lanzoni, que se intitulava 'líder espiritual' e é acusado de crimes sexuais em Campinas

Eles se apresentavam como homens sĂĄbios, protetores, porém, não passavam de vigaristas, oportunistas: terapeutas que buscavam o bem-estar e a elevação espiritual de seus pacientes. Mas, segundo a polícia, não passava de uma armadilha financeira e sexual. Pessoas emocionalmente vulnerĂĄveis eram o alvo.

Dez de março: o terapeuta André Lanzoni é preso em Campinas, São Paulo. Dezoito de março: o líder religioso Paulo Paumgartten é preso em MarudĂĄ, no ParĂĄ. André é alvo de 11 inquéritos por suspeita de crimes sexuais. Paulo é suspeito de violĂȘncia sexual mediante fraude contra pelo menos quatro mulheres. André é dono da clínica "Semear." Paulo criou a "Missão do Espírito Santo."

A reportagem ouviu quem frequentou esses lugares e confiou nessas pessoas. Elas contaram como era a vida atrĂĄs dos muros, e preferiram não mostrar o rosto nem a voz. Ainda se culpam por terem acreditado nos terapeutas agora presos.

"Talvez a característica mais importante desse abusador seja conseguir identificar as pessoas que ele vai conseguir seduzir", destaca Gilberto d'Elia, psiquiatra.

O passo seguinte é pedir para o paciente cortar as relações de confiança que tem fora da clínica.

Em Campinas, a "Casa Semear" se tornou um refúgio para quem tinha perdido as esperanças, mas quem frequentava a clínica era convencido de que o tratamento dependia dessa dedicação total e exclusiva.

Em Belém, as vítimas buscavam conforto espiritual durante encontros em uma casa de fachada discreta. Ao longo do tempo, o homem a quem elas chamavam de "pai Paulo"" também impôs uma rotina de isolamento. Segundo as vítimas, Paulo marcava a evolução espiritual de cada uma pelo que ele chamava de "frequĂȘncia." Quanto mais alta a "frequĂȘncia", mais próxima a pessoa estaria de alcançar a suposta paz espiritual que ele dizia ter atingido.

Comunicar erro
cosmetic shop

ComentĂĄrios

JHP