JHP2

DINHEIRO PÚBLICO, Câmara dá 15 dias para prefeito de Manaus explicar gastos de R$100 mil em viagem para participar de corrida em Barcelona

Por Daniel Alves em 13/05/2022 às 12:46:30

Descaso com DINHEIRO PÚBLICO.

Prefeitura informou que a viagem tinha o objetivo de incentivar o turismo na capital amazonense.

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou requerimento que obriga o prefeito David Almeida (Avante) a explicar, em até 15 dias, os gastos de mais de R$ 100 mil de dinheiro público durante viagem à Barcelona, na Espanha, para participar de uma maratona.

Caso não detalhe as despesas solicitadas pela CMM, o prefeito pode ferir a lei de responsabilidade, e ter as contas reprovadas por esse caso, conforme a Lei Orgânica do município. O prazo de 15 dias pode ser estendido por mais cinco dias úteis.

Em nota, a Prefeitura de Manaus informou que "o objetivo foi divulgar a 'Maratona de Manaus 2022', e atrair maratonistas estrangeiros e suas famílias para o evento esportivo, a ser realizado em outubro na capital amazonense."

Mundialmente conhecida, a corrida aconteceu no último final de semana. O prefeito fez diversas publicações em suas redes sociais para divulgar a sua participação no evento.

Entretanto, no Diário Oficial do Município (DOM), aparece apenas o registro de afastamento de dois secretários municipais para a ida à Barcelona. A medida foi criticada por especialistas.

"Qualquer administrador, qualquer prefeito que saia da cidade com uma comitiva deve, em respeito à democracia, prestar contas da sua viagem dos gastos da sua viagem. O ato em si de fomentar a vinda de turistas para cá com a maratona é digno de aplausos. Agora o ato de ir em uma comitiva, sem liberação de recursos, sem dizer de onde está pagando, aí não, aí é digno de vaia", afirma o cientista político Helso Ribeiro.

Durante sessão realizada na quarta-feira (11), a CMM aprovou requerimentos, apresentados pelo vereador Rodrigo Guedes (Republicanos), para que a prefeitura dê detalhes sobre os gastos durante a viagem.

"A gente não tem nenhuma informação de quantas pessoas foram, só sabemos que foram muitas. E quanto custou essa viagem, quanto custou esse tour com dinheiro público aqui da população da cidade de Manaus, do estado do Amazonas.", disse Guedes.

Comunicar erro
cosmetic shop

Comentários

JHP