JHP2

BRASIL: Desemprego cai pelo 9º mês seguido e desce para 10,5%

Por Daniel Alves em 05/06/2022 às 07:56:07

Seja bem-vinda ao novo trabalho.

Indicador mostra melhora do mercado de trabalho no Brasil e resultado surpreende analistas do mercado financeiro.

O país ainda sofre a pandemia que assolou o mundo inteiro. Os políticos demagogos, autorizados por ministros do STF, fecharam o comércio e a indústria levando milhões de país de família ao desespero, ao desemprego, com o jargão de "combate a COVID; a economia a gente vê depois'', com o real objetivo de "quanto pior, melhor". Bem, como diz Bolsonaro, 'sem corrupção, sem roubo e sem hipocrisia, o Brasil tem tudo para crescer e se desenvolver'.

O resultado das palavras e do pensamento do governo Bolsonaro está aí, para todos veem - a fila do desemprego no Brasil diminuiu no início de 2022. A taxa oficial caiu para o menor nível desde 2016. Atingiu 10,5%. O número surpreendeu analistas do mercado financeiro e deu mais entusiasmo para a pré-campanha a reeleição de Jair Bolsonaro, que luta em defesa de sua política econômica.

Números compilados pela reportagem mostram que a taxa de desocupação vem decaindo há 9 meses seguidos. O total de desempregados no país (11,3 milhões) caiu 25,3% em um ano. Significa 3,8 milhões a menos de pessoas desocupadas, que deixaram de procurar emprego porque encontraram uma atividade para fazer, seja emprego ou estudo. Atualmente, há 96,5 milhões de pessoas ocupadas, ou seja, trabalhando ou em alguma outra atividade. O percentual vem subindo há 12 meses consecutivos. Acumula alta anual de 10,3%. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou os dados na 3ª feira (31.mai.2022).

Comunicar erro
cosmetic shop

Comentários

JHP