JHP2

Terremoto mata mais de 900 pessoas no Afeganistão

Por Daniel Alves em 22/06/2022 às 06:14:59

Tremor no Afeganistão atingiu magnitude 6,1, segundo o Departamento Meteorológico do vizinho Paquistão, e sacudiu a província de Paktika. O sismo foi sentido na Índia e no Paquistão.

Um forte terremoto matou pelo menos 950 pessoas no Afeganistão nesta quarta-feira (22), informaram agências internacionais de notícias. A Reuters atribiu o número a um oficial de gestão de desastres. A informação anterior era de 280 mortos. Os feridos passam de 600, segundo autoridades locais.

Os números não são definitivos e podem aumentar à medida que as informações chegam de aldeias remotas nas montanhas, onde o tremor provocou mais destruição.

O terremoto ocorreu a 44 km da cidade de Khost, perto da fronteira com o Paquistão, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

O Departamento Meteorológico do vizinho Paquistão informou que o tremor atingiu magnitude em 6,1. O USGS informou que o sismo teve magnitude 5,9.

Imagensda mídia afegã mostraram casas reduzidas a escombros e corpos cobertos por cobertores no chão.

A maioria das mortes confirmadas ocorreu na província afegã oriental de Paktika, onde 255 pessoas foram mortas e mais de 200 ficaram feridas, disse Salahuddin Ayubi, funcionário do Ministério do Interior.

Na província de Khost, 25 pessoas morreram e 90 foram levadas ao hospital.

"O número de mortos provavelmente aumentará, pois algumas das aldeias estão em áreas remotas nas montanhas e levará algum tempo para coletar detalhes", disse o representante do Ministério do Interior.

As autoridades lançaram uma operação de resgate e helicópteros estão sendo usados ??para alcançar os feridos e levar suprimentos médicos e alimentos, acrescentou.

O tremor também foi sentido no Paquistão e na Índia. Não há relatos imediatos de danos ou vítimas nesses países.

O desastre ocorre quando o Afeganistão enfrenta uma grave crise econômica desde que o Talibã assumiu o poder em agosto do ano passado quando as forças internacionais lideradas pelos EUA estavam se retirando após duas décadas de guerra.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores afegão disse que gostaria de receber ajuda de qualquer organização internacional.

Comunicar erro
cosmetic shop

Comentários

JHP