JHP2

O Bíblico Rio Jordão, onde Jesus foi batizado, hoje é só um fio d'água

A Bíblia diz que houve • SECA E FOME NA ÉPOCA DE ABRAÃO, (Gên.12:10) DE ISAQUE (Gên. 26:1) E DE JACÓ (Gên.41:54-57; 42:1-3)

Por Daniel Alves em 28/08/2022 às 13:34:40

Uma vaca atravessa o Rio Jordão, perto do Kibbutz Karkom, no norte de Israel, sábado, 30 de julho de 2022

Turistas e peregrinos, muitos deles movidos pela fé, vêm seguir os passos de Cristo, tocar as águas do rio, e se conectar aos acontecimentos bíblicos.

Kristen Burckhartt estava embevecida. Ela precisava de tempo para refletir, para deixar assentar a ideia de que havia acabado de mergulhar os pés nas águas onde Jesus teria sido batizado, no Rio Jordão.

"É muito profundo", disse a visitante de 53 anos, do estado americano de Indiana. "Eu nunca havia andado por onde Jesus andou, para começo de conversa."

Aqui, turistas e peregrinos, muitos deles movidos pela fé, vêm seguir os passos de Cristo, tocar as águas do rio, e se conectar aos acontecimentos bíblicos.

Simbólica e espiritualmente, o rio tem um poderoso significado para muitas pessoas. Fisicamente, porém, o Baixo Rio Jordão é atualmente muito mais minguado do que poderoso.

Quando chega ao local do batismo, suas águas cada vez mais escassas parecem lentas, em um tom opaco de verde amarronzado.

Seu declínio está interligado a décadas de conflito árabe-israelense e à disputa pela preciosa água em um vale onde tantas coisas são contestadas.

Um trecho do rio, por exemplo, era uma fronteira hostil entre Israel e Jordânia quando estavam em guerra. O curso d"água também separa a Jordânia, a leste, da Cisjordânia, de ocupação israelense, tomada por Israel durante a guerra de 1967 e pleiteada pelos palestinos para constituição de um Estado.

"Ele (o rio) é definitivamente uma vítima do conflito. É uma vítima das pessoas, porque é o que fizemos ao rio como pessoas, basicamente, e agora além disso é uma vítima das mudanças climáticas", explica Yana Abu Taleb, diretora na Jordânia da organização EcoPeace Oriente Médio, que reúne ambientalistas jordanianos, palestinos e israelenses e pressiona pela colaboração regional para salvar o rio. "Então, ele é uma vítima em todos os sentidos."

Comunicar erro
cosmetic shop

Comentários

JHP