JHP2

Enem digital 2022: Como funciona e o que levar

Por Daniel Alves em 25/10/2022 às 05:44:52

Exames serão nos dias 13 e 20 de novembro, mesmas datas da prova impressa. Professoras ouvidas pela reportagem tiram dúvidas sobre a modalidade on-line, que será aplicada pelo terceiro ano.

A versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 será aplicada nos dias 13 e 20 de novembro, mesmas datas do exame impresso. Embora já esteja na terceira edição, muita gente ainda tem dúvidas sobre o modelo e uma das mais recorrentes é: afinal, o participante pode fazer a prova de casa?

Não pode! O exame é feito no local indicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com os mesmos horários e regras da aplicação tradicional.

"Os alunos que vão fazer a prova digital devem se preparar da mesma forma que aqueles que vão fazer a versão impressa. A prova é feita em um polo indicado pelo Inep, com equipamentos preparados para isso", explica Letícia Flores, professora de Redação da edtech Stoodi.

"Além disso, as questões serão as mesmas, a duração, também e até o tema da redação, que foi diferente no ano passado, a partir deste ano também será igual", completa a especialista.

Outra dúvida que pode acometer os estudantes é que, por ser uma prova digital, não seria necessário levar caneta. Correto? Errado!

"Os alunos não podem esquecer de levar uma caneta preta. Parece bobagem, mas é preciso lembrá-los sempre: leve uma caneta preta [fabricada em material transparente]. A prova é respondida no computador, mas a redação é manuscrita e o aluno também pode precisar fazer cálculos. Como o uso do lápis é proibido, é indispensável levar uma caneta", explica Vera Lúcia Antunes, coordenadora pedagógica do Colégio e Curso Objetivo.

E se der algum problema no computador na hora do exame? O Inep prevê algumas situações em que o candidato pode pleitear a reaplicação da prova. Nesse caso, terá que ficar comprovado que o problema causou prejuízo ao participante.

O Enem digital é exclusivo para quem vai concluir o ensino médio em 2022 ou já concluiu a etapa. Ou seja, não dá para fazer a modalidade como "treineiro". Das 101.100 vagas disponíveis para a edição digital neste ano, 65.066 foram preenchidas, segundo o Inep.

Confira o que pode e o que não pode no Enem Digital:

Data e local das provas

As provas serão aplicadas nos mesmos dias e horários da versão impressa: 13 e 20 de novembro, a partir das 13h30.

O local do exame será informado pelo Inep no cartão de confirmação de inscrição que será divulgado em https://enem.inep.gov.br/participante/.

Comunicar erro
cosmetic shop

Comentários

JHP