Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Corrupção & Propina

Sob um possível governo Lula, ação da Petrobras pode cair 40% na Bolsa, diz BTG

Gato que já foi molhado, tem medo de água. Os avisos estão sendo dados.


Profissional.

VALE LEMBRAR! A Petrobras foi saqueada impiedosamente durante o governo PTista nos anos de 2003 a 2015. Nesse período, foram desviados dos cofres da estatal quase um TRILHÃO DE REAIS.

Lula com as mãos sujas de petrodólares

Embora a visibilidade sobre os rumos da Petrobras seja "a menor em anos", o banco BTG Pactual tem um palpite sobre o que pode acontecer.

A julgar pelo que tem sido dito pela equipe de transição de Lula, a petroleira deve mudar sua política de preços, abandonando total ou parcialmente a paridade com o exterior, além de fechar a torneira de distribuição de dividendos aos acionistas.

Na prática, isso reduzirá o retorno dos dividendos (medido por um indicador do mercado financeiro chamado dividend yield, que calcula a proporção de distribuição de lucros em relação ao preço da ação) de 27% para 11%.

"Comentários recentes de Jean Paul Prates, coordenador de energia no governo de transição e cotado a novo CEO da Petrobras, nos levam a crer que o pagamento de lucros será reduzido para 25%, que é o valor mínimo exigido pela legislação brasileira para companhias abertas", dizem os analistas Pedro Soares e Thiago Duarte, do BTG, em relatório.

A influência na política de preços, que pode reduzir as receitas da Petrobras em médio e longo prazo, e a mudança nos dividendos devem derrubar as ações da petroleira, negociadas com os códigos PETR3 e PETR4, em até 40% na Bolsa de Valores brasileira.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!