JHP2

Polícia Federal apreendeu quase R$ 200 mil em espécie e uma pistola durante operação

Por Daniel Alves em 04/12/2022 às 09:28:06

A Polícia Federal deflagrou a segunda fase da Operação Ópla. Foram expedidos, pela Justiça Estadual, um mandado de prisão preventiva e dois de busca e apreensão, executados em Campo Grande (MS) e Medianeira (PR). Foram apreendidos mais de R$ 194 mil em dinheiro, uma pistola Glock, calibre 9mm, equipada com kit rajada.

Conforme a PF, a operação objetiva combater o comércio e circulação ilegal de armas de fogo e munição de grosso calibre, desviadas de supostostos CACs (caçador, atirador e colecionador).

Ainda conforme a Polícia, as investigações apontam que o armamento estaria registrado em nomes de laranjas (pessoas físicas ou jurídicas que são usadas como intermediários de transações ilegais, a fim de despistar os órgãos fiscalizatórios) para que, posteriormente, fossem desviadas para organizações criminosas voltadas, sobretudo, a crimes violentos.

A PF informa que a segunda fase da operação constitui um desdobramento de investigações anteriores, que levaram à prisão em flagrante de um portador de autorização CAC e apreensão de 03 pistolas 9 milímetros; quatro fuzis; munições e coletes balísticos com identificações falsas da Polícia Civil; dentre outros materiais.

Tanto a prisão quanto as apreensões foram efetuadas no dia 4 de outubro.

A Operação

A Operação Ópla, teve início no dia 14 de outubro e, na época, a Justiça Estadual havia expedido sete mandados de busca e apreensão em Campo Grande e em Maracaju, no estado de Mato Grosso do Sul.

Conforme noticiado pelo Correio do Estado, um clube de tiro do estado foi suspeito de repassar arsenal bélico ao crime organizado, na ocasião, um homem com registro CAC foi preso, juntamente com armamento pesado, a prisão culminou na investigação da PF contra os desvios de armamentos.

Na época, a operação contou com o apoio do Exército Brasileiro e cumpriu mandados de busca e apreensão em clube de tiro e de caça da Capital.

A Polícia Federal ainda apreendeu 116 munições calibre 9 milímetros, 80 munições para fuzil de calibre 7,62 milímetros, um colar de ouro, 16 carregadores de fuzil 7,62 milímetros, um boné do Clube de Caça Golden Boar, além de alguns documentos das armas e caixa de munição.

O nome da operação é de origem grega (????) e significa armas.

Comunicar erro
cosmetic shop

Comentários

JHP