JHP2

TORTURA NA VENEZUELA, Justiça dos EUA condena Maduro e o Cartel de los Soles a pagar US$ 153 milhões pela tortura de um preso político

Por Daniel Alves em 25/01/2023 às 07:02:17

Um juiz federal de Miami fixou uma indenização milionária para um venezuelano exilado nos Estados Unidos que processou o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, outros integrantes da civil e alta patente militar daquele país, além das FARC e do Cartel de los Soles por sequestro e tortura.

O juiz Federico A. Moreno determinou que o advogado Carlos Marrón, que ficou detido por 878 dias e alega ter sido torturado durante seu cativeiro na Venezuela, sua esposa e seus dois filhos menores sejam indenizados em 153 milhões de dólares.

Sua tortura gerou uma dura repreensão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, que concluiu que ele havia sido preso arbitrariamente por supostamente operar um site que publicava a taxa de câmbio do mercado clandestino entre o bolívar venezuelano e o dólar americano, algo que o governo venezuelano considera um crime.

Para cumprir a decisão, o tribunal pode apreender bens dos réus, condenados por desacato por falta de resposta às exigências judiciais, de acordo com os autos do processo a que agência EFE disse ter acessado.

Além de Maduro, as FARC, o Cartel de los Soles, são alvo do processo Vladimir Padrino López, ministro da Defesa; Maikel José Moreno Pérez, titular da Suprema Corte; Néstor Luis Reverol, Ministro da Energia Elétrica e perante o Interior; Tarek William Saab, Procurador Geral, e Tareck El Aissami, Ministro do Petróleo.

A ação foi movida em 2022 por Marrón também em nome de sua esposa e de seus dois filhos menores de acordo com a Lei Antiterrorismo dos Estados Unidos.

A indenização prevista nesta lei triplica neste caso porque existe uma lei semelhante na Flórida , com outros valores de indenização.

A esposa de Brown recebe 45 milhões de dólares e cada um dos dois filhos do casamento 15 milhões para compensar o sofrimento que sofreram devido à prisão do chefe da família.

O autor recebe $ 78 milhões, de acordo com a decisão.

" Os réus trocam drogas por dinheiro. O dinheiro permite que os réus permaneçam no poder na Venezuela. Os réus se aproveitam desse poder para sequestrar e torturar dissidentes", como Marrón, escreveu Moreno em uma decisão de 13 páginas que beneficia Marrón e sua família.

Marrón, que havia se exilado nos Estados Unidos, decidiu retornar à Venezuela em 2018, quando soube que seu pai havia sido detido e preso sob a acusação de tentar minar a ordem econômica do país com uma página da web com informações sobre o câmbio mercado venezuelano.

Foi uma armação elaborada para punir Marrón por um domínio da web, dolarpro.com , que ele comprou anos antes como um negócio em potencial, mas diz nunca ter desenvolvido. Sob a direção de um amigo, passou a publicar notícias e informações sobre o câmbio do mercado negro do país, que variava muito em relação aos números oficiais.

O procurador-geral Saab comparou as ações de Marrón a um "assassinato em massa". Um decreto presidencial de 2010 tornou ilegal a publicação de qualquer taxa de câmbio, exceto a oficial, e as autoridades frequentemente acusam "especuladores" de espalhar informações falsas, alimentar a inflação e alimentar o colapso do bolívar, chamando-os de atos de sabotagem econômica contra Ripe.

No entanto, os críticos apontam que a grande disparidade entre as duas taxas de câmbio é um meio de suborno de membros do governo.

O caso de Marrón foi mencionado em relatórios de organizações internacionais sobre violações de direitos humanos.

Marrón invocou a lei que permite aos cidadãos americanos vítimas de organizações terroristas no exterior processá-los nos tribunais americanos.

O venezuelano alegou que o regime de Maduro e os militares que supostamente dirigem o Cartel de los Soles têm relações com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), consideradas terroristas nos Estados Unidos.

Não é a primeira vez que membros do poder na Venezuela são condenados sob esta lei antiterrorista dos EUA.

A família do vereador da oposição venezuelana Fernando Albán , falecido em 2018 enquanto estava preso em Caracas (Venezuela), processou o ditador venezuelano, Nicolás Maduro, outras autoridades venezuelanas e a guerrilha colombiana das FARC em Miami por "danos".

Um tribunal os condenou em 2022 a pagar 73 milhões de dólares aos Albán.

Albán foi preso em 5 de outubro de 2018 ao retornar ao país vindo dos Estados Unidos sob a acusação de estar envolvido no ataque com drone durante uma parada militar da qual Maduro participou em 4 de agosto de 2018.

Ele morreu três dias depois de entrar nas celas do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (Sebin) em Caracas por suicídio, segundo a versão oficial, que foi amplamente rejeitada.

Comunicar erro
cosmetic shop

Comentários

JHP