JHP2

Coreia do Norte faz nova ameaça nuclear a autoridades da Coreia do Sul e EUA

Por Daniel Alves em 02/02/2023 às 14:27:45

Kin Jong Un e seus mísseis

País criticou exercícios militares conjuntos e prometeu "resposta dura".

A Coreia do Norte fez uma nova ameaça nuclear nesta 5ª feira (2.fev). Em nota, o Ministério das Relações Exteriores de Pyongyang disse que pode responder duramente à expansão dos exercícios militares conjuntos dos Estados Unidos com a Coreia do Sul, uma vez que as ações "empurram" as tensões para uma "linha vermelha extrema".

A declaração acontece em resposta a comentários do secretário de Defesa norte-americano, Lloyd Austin, que disse que o país aumentaria a implantação de ativos militares na Coreia do Sul, incluindo caças e porta-aviões, em meio ao planejamento operacional e ao treinamento conjunto com o país.

Embora Seul e Washington realizem exercícios militares combinados há décadas, a Coreia do Norte encara os ensaios como potencial invasão. Os países, no entanto, argumentam que as atividades são defensivas, sobretudo no momento atual, em que Pyongyang está promovendo testes balísticos sem precedentes.

Em outubro do ano passado, por exemplo, representantes dos Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão firmaram uma aliança contra o uso de armas nucleares. Durante o encontro, os representantes afirmam que, caso os equipamentos fossem utilizados, Pyongyang receberia uma resposta "nunca vista antes".

Comunicar erro
cosmetic shop

Comentários

JHP