JHP2

DEMOCRACIA: Brasil cai 4 posições em ranking global

Por Daniel Alves em 03/02/2023 às 05:37:51

A Economist Intelligence Unit analisa e pontua (de zero a dez) 167 países, que são divididos entre "democracias plenas", "democracias imperfeitas", "regimes híbridos" e "regimes autoritĂĄrios".

No BRASIL, a palavra 'democracia' e 'liberdade', estão sendo pronunciadas pelos políticos e autoridades centenas de vezes diariamente, porém, pouco colocada em prĂĄtica. Democracia para esses elementos é ROUBAR e ficar IMPUNE. Estamos a caminho de virar uma nova Venezuela.

O Brasil perdeu quatro posições de 2021 para 2022 no ranking do Índice de Democracia (Democracy Index) da The Economist Intelligence Unit (EIU), para 51Âș.

Braço de pesquisa da revista "The Economist", a EIU analisa e pontua (de zero a dez) 167 países, que são divididos entre "democracias plenas", "democracias imperfeitas", "regimes híbridos" e "regimes autoritĂĄrios". Para cada país, são consideradas cinco categorias:processo eleitoral e pluralismo; funcionamento do governo; participação política; cultura política e liberdades civis.

Com uma pontuação de 6,78, o Brasil estĂĄ no grupo das "democracias imperfeitas". Essa é a pior nota do Brasil na série da EIU, iniciada em 2006. A maior foi 7,38 em 2006, 2007 e 2014.

Quando Jair Bolsonaro assumiu a PresidĂȘncia, em 2019, o Brasil tinha fechado o ano anterior com nota de 6,97. Os piores desempenhos do país em 2022 são nas categorias de funcionamento do governo e cultura política, ambas com nota 5. A melhor é 9,58 em processo eleitoral e pluralismo.

Como comparação, a maior nota geral em 2022 é da Noruega (9,81), que tem 9,64 em funcionamento do governo e 10 em cultura política.

América Latina

Considerando apenas a América Latina, o Brasil aparece em 9Âș. O líder é o Uruguai, país considerado uma "democracia plena", com nota 8,91.

Segundo a EIU, "as instituições democrĂĄticas na América Latina foram testadas em 2022, quando algumas das maiores democracias da região realizaram eleições em uma atmosfera carregada de hiperpolarização e anti-incumbĂȘncia". A EIU afirma que a eleição mais polarizada ocorreu no Brasil, onde o então presidente de direita Jair Bolsonaro enfrentou o ex-presidente de esquerda Luiz InĂĄcio Lula da Silva.

Comunicar erro
cosmetic shop

ComentĂĄrios

JHP