JHP2

Presidente do Uruguai diz que ficou 'surpreendido' ao ouvir que ditadura na Venezuela é uma narrativa

Por Daniel Alves em 31/05/2023 às 07:21:30

A VERGONHA DO BRASIL: Lula, Maduro e a Globo.

O presidente do do Uruguai, Luis Lacalle Pou, afirmou na segunda-feira que ficou surpreso ao ouvir que as acusações de ditadura na Venezuela eram "narrativas". O presidente do Uruguai, diplomaticamente, não citou o presidente Lula em seu discurso, porém, todos presentes sabem quem foi o autor da frase 'fake news'. Na segunda-feira, o presidente brasileiro LULA DA SILVA chamou de "narrativa" as acusações contra o regime venezuelano.

Lula com Luis Lacalle

— Fiquei surpreendido quando se disse que o que se passou na Venezuela é uma narrativa. Vocês sabem o que pensamos a respeito da Venezuela do governo da Venezuela — afirmou Lacalle.

Lacalle deu as declarações durante reunião fechada na cúpula de presidentes sul-americanos, organizada por Lula no Palácio do Itamaraty.

— O Maduro sabe a narrativa que construíram contra a Venezuela durante tanto tempo, essa narrativa durante muitos anos o [assessor especial da Presidência e ex-chanceler] Celso Amorim andava pelo mundo explicando que não era do jeito que as pessoas diziam que era — afirmou Lula nesta segunda-feira, defendendo que o país construa sua própria "narrativa".

Os elogios de Lula a Maduro vão de encontro ao que afirmam ONGs e organismos internacionais. Dados da Anistia Internacional e das Nações Unidas mostram que o governo venezuelano viola os direitos humanos e é suspeito de crimes contra a humanidade. Segundo essas entidades, são constantes as agressões a ativistas de direitos humanos, jornalistas e líderes indígenas. Estima-se que existam pelo menos 300 presos políticos no país que, ao mesmo tempo, enfrenta elevados índice de inflação, pobreza e desemprego.

Durante a cúpula com os presidentes sul-americanos, Lula enfatizou a necessidade de união dos países da América do Sul e defendeu a retomada da Unasul. Para Lula, a organização permitiu que os países da região se conhecessem melhor, sendo um fórum importante para a solução de controvérsias entre os países.

Na contramão do que defendem Brasil e Argentina, Luis Lacalle Pou, fez um discurso em que se posicionou contra a criação de um organismo semelhante à União de Nações Sul-Americanas (Unasul). Segundo Lacalle Pou, esse tipo de fórum estimula "clubes ideológicos".

Comunicar erro
cosmetic shop

Comentários

JHP