JHP2

Prefeito diz que é preciso 'castrar as mulheres', porque na sua cidade tem muitas crianças

Por Daniel Alves em 17/09/2023 às 13:50:09

Mario Esteves, prefeito de Barra do Piraí "castrar as mulheres".

Vídeo com a fala do prefeito foi gravado na quinta-feira, durante a inauguração de uma estrada, e causou pol√™mica ao ser publicado nas redes sociais.

O prefeito de Barra do Piraí (RJ), M√°rio Esteves (PROS), se envolveu em uma pol√™mica ao afirmar que as mulheres da cidade deveriam ser castradas para o controle da população.

O vídeo, gravado na quinta-feira (14) durante a inauguração de uma estrada, foi publicado nas redes sociais na sexta-feira (15) e causou revolta na população.

"O que não falta em Barra do Piraí é criança. Cad√™ o Dione [secret√°rio de Saúde]? Tem que começar a castrar essas meninas. Controlar essa população. É muito filho, cara", diz M√°rio Esteves

O prefeito fala ainda que deveria haver uma lei que limitasse a dois a quantidade de filhos por mulher na cidade.

"É no m√°ximo dois. Tem que fazer uma lei l√° na Câmara. Haja creche para ser construída ao longo dos próximos anos. Tem que ter um projeto federal, estadual e municipal, porque precisa sim desse controle. É muita responsabilidade colocar filho no mundo", discursou ele.

Em nota, M√°rio Esteves disse que foi "um momento de descontração na inauguração de uma importante via de escoamento de produção e de desenvolvimento na cidade" e que "qualquer ilação com esse assunto mostra desconhecimento político".

Também por meio de nota, a Câmara Municipal de Barra do Piraí afirmou que a intenção do prefeito não foi dizer que as mulheres deveriam ser castradas e que "as palavras podem ser mal interpretadas e é importante considerar o contexto completo das declarações".

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Barra do Piraí pontuou que "a fala é típica de ato de misoginia e, mais uma vez, demonstra o total desrespeito do prefeito com as mulheres".

Notas na íntegra

  • Prefeito M√°rio Esteves

"O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, entende que a laqueadura seja um dos procedimentos para o incremento do planejamento familiar, assim como a vasectomia. Jamais teve a intenção de promover qualquer tipo de pr√°tica danosa ou preconceituosa às mulheres. Prova disso, são os investimentos que a prefeitura tem aplicado no Hospital Maria de Nazaré - a Pérola do Vale - e nos programas Saúde da Mulher e Saúde do Homem, onde o planejamento familiar é discutido. Foi um momento de descontração na inauguração de uma importante via de escoamento de produção e de desenvolvimento na cidade, tema central do evento e que é o principal destaque. Qualquer ilação com esse assunto mostra desconhecimento político, uma vez que castrar é esterilizar. A utilização da linguagem vai muito mais para quem quer difundir a confusão na mente do outro, quando deveria explicar".

Comunicar erro
cosmetic shop

Coment√°rios

JHP