A PolĂcia Civil prendeu Karen de Moura Tanaka Moris, também conhecida como 'Japa do crime', suspeita de lavagem de dinheiro do trĂĄfico de drogas na Baixada Santista, no litoral de São Paulo, para a principal facção criminosa do estado. A reportagem apurou, na sexta-feira (9), que ela é viĂșva de Wagner Ferreira da Silva, o 'Cabelo Duro', um dos chefes da organização executado a tiros em 2018.
O anĂșncio da prisão de Karen foi feito durante entrevista coletiva realizada pelo secretĂĄrio de segurança pĂșblica do estado, Guilherme Derrite, e pelo delegado geral de São Paulo, Artur José Dian, na sede do Comando de Policiamento do Interior Seis (CPI-6), em Santos (SP).
Segundo Dian, as investigações iniciadas em junho de 2023 apontam 'Japa' como uma das principais responsĂĄveis pela lavagem de dinheiro do trĂĄfico de drogas para a facção na Baixada Santista.
A mulher foi detida no apartamento dela no bairro Tatuapé, na capital paulista. No local, a polĂcia apreendeu R$ 1 milhão e 50 mil dólares [cerca de R$ 249 mil na cotação atual] em dinheiro, além de um veĂculo da marca Audi.
"Ela fazia a lavagem de dinheiro através de diversas empresas de 'laranjas'. Pegava esse dinheiro e o fazia circular. Os relatórios de informações financeiras levam a milhões de reais", explicou o delegado geral.