JHP2

Esquema causa prejuízo milionário após fraude em 34 licitações para material didático

Por Daniel Alves em 03/07/2024 às 06:38:06

Órgão denunciou ao Judici√°rio 16 pessoas, entre agentes públicos e particulares. Fraudes aconteceram em 24 municípios e órgãos do estado de Santa Catarina.

Um esquema de fraudes em licitações para a compra de livros e materiais did√°ticos para a √°rea da educação causou prejuízos de R$ 6 milhões aos cofres públicos em Santa Catarina, apontou investigação do Ministério Público do Estado (MPSC). Após a conclusão da investigação, o órgão denunciou 16 pessoas, entre agentes públicos e particulares.

Ao todo, segundo o MPSC, foram 34 licitações fraudadas em 24 municípios e órgãos do estado de Santa Catarina. A investigação é da 10¬™ Promotoria de Justiça de Chapecó, no Oeste.

O MPSC não divulgou as cidades onde houve as fraudes ou por quanto tempo existiu o esquema.

Como funcionava:

  • O grupo criminoso arquitetou por anos um sistema para vencer licitações de forma irregular;
  • Com isso, prejudicava a concorr√™ncia e favorecia empresas específicas;
  • As apurações começaram com a suspeita de irregularidades no processo de licitação para a compra de tablets com conteúdo did√°tico-pedagógico para escolas municipais;
  • As empresas envolvidas eram beneficiadas por meio da manipulação de licitações, garantindo a vitória de alguma das controladas pelo grupo, conforme o MPSC.

Tr√™s dos denunciados são considerados os principais articuladores do esquema, que incluía a participação de familiares e associados que administravam ou eram sócios ocultos das empresas favorecidas.

Comunicar erro
cosmetic shop

Coment√°rios

JHP