JHP2

Trump ameaça anexar Canadá e tomar Groenlândia e Canal do Panamá

Por Daniel Alves em 08/01/2025 às 05:37:46

Segundo Trump, América do Norte se tornará uma só nação.

Em entrevista coletiva, presidente eleito dos Estados Unidos disse que vai usar força econômica para atingir objetivos. Republicano também afirmou que vai rebatizar o Golfo do México.

A poucos dias de retornar à Casa Branca, o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em uma entrevista coletiva que deseja tomar o Canal do Panamá e a Groenlândia. O republicano também declarou que pretende mudar o nome do Golfo do México e sugeriu a incorporação do Canadá aos EUA.

As declarações foram feitas em um resort de Trump em Mar-a-Lago, na Flórida, na terça-feira (7). Durante a coletiva, Trump afirmou que pretende usar a força econômica para atingir seus objetivos, como a aplicação de sanções ou o aumento de tarifas.

Atualmente, as áreas que Trump deseja impor controle americano são administradas da seguinte forma:

  • Canal do Panamá: controlado totalmente pelo governo do Panamá desde 1999, mas que já foi administrado pelos Estados Unidos. O canal foi construído no início do século 20, possibilitando o tráfego de navios entre os oceanos Atlântico e Pacífico.
  • Groenlândia: erritório com governo próprio, mas sob a Constituição da Dinamarca. A ilha está localizada no Atlântico Norte, entre a América do Norte e a Europa.
  • Canadá: país independente com governo próprio. A região já foi controlada pelo Reino Unido e faz fronteira com o norte dos Estados Unidos.
  • Golfo do México: área que banha os Estados Unidos, México e Cuba. Não existe um único país responsável pelas águas da região, cuja administração segue tratados internacionais.

No caso do Canal do Panamá e da Groenlândia, Trump afirmou que não descarta o uso de força militar para controlar as duas regiões. O presidente eleito justificou que ambas são importantes para a economia e a segurança dos Estados Unidos.

Já sobre o Canadá, Trump disse que os Estados Unidos gastam muito para proteger o país vizinho. Ele defendeu que uma espécie de fusão seria mais simples e ameaçou aplicar tarifas sobre produtos canadenses.

Em relação ao Golfo do México, o republicano declarou que vai mudar o nome da região para "Golfo da América". Ele não deixou claro qual seria o objetivo da medida, mas afirmou que os Estados Unidos fazem a "maior parte" do trabalho na região e, portanto, a área deveria pertencer ao país.

Após a coletiva, a Associated Press afirmou que Trump tem passado mais tempo se preocupando com uma "agenda imperialista" do que com os problemas internos dos Estados Unidos desde que foi eleito. Já a Reuters afirmou que o ideal "America First" (América em Primeiro), defendido pelo presidente, é expansionista.


Comunicar erro
cosmetic shop

Comentários

JHP