Triste Realidade
623 pessoas em situação de rua vivem nas ruas da capital sergipana. Os dados são do Censo Pop Rua Aju 2024 divulgados nesta quinta-feira (13) e coletados pelo Grupo de Trabalho formado por Universidade Federal de Sergipe, Prefeitura de Aracaju e diversos movimentos sociais.
O levantamento atende a Decreto Federal voltado para a efetivação das políticas públicas e foi realizado em setembro do ano passado. A metodologia para a obtenção dos dados foi aplicada entre as 22h e 4h e realizada em duas etapas: a primeira para produzir um número mais ampliado e a segunda para caracterizar essa população em sete grandes categorias.
De acordo com um dos integrantes do grupo de trabalho, professor Bruno Cerqueira, foram feitas perguntas que dizem respeito à identificação, relação com a rua, habitação, direitos humanos, condições de saúde, trabalho, higiene.
"Isso tudo agrupado em algo em torno de 70 perguntas, mais ou menos, aplicadas nas madrugadas, com quem volta e acorda na rua, e também com a população em situação de acolhimento, seja nos abrigos sociais seja, por exemplo, na rede de saúde", disse o professor, ressaltando que um dos objetivo do censo é que os dados levantados sejam utilizados para o desenvolvimento de políticas públicas para essa população", disse o professor.
Ainda segundo ele, conflitos familiares, perdas afetivas, problemas com drogas e condições de saúde mental estão entre os motivos dessa vulnerabilidade.