A Receita Federal iniciou a disponibilização da declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025 para os contribuintes com contas ouro ou prata no Gov.br. A medida abrange 84% dos declarantes.
A expectativa é que 57% das 46,2 milhões de declarações esperadas utilizem a versão pré-preenchida. Este volume representa um aumento de 9% em relação ao ano anterior.
A declaração pré-preenchida, que tem ganhado espaço nos Ășltimos anos, busca evitar erros e agilizar o processo de entrega do IR, permitindo que o contribuinte revise e complemente as informações jĂĄ inseridas automaticamente pelo Fisco.
Entre as novidades para este ano, estĂĄ a disponibilização automĂĄtica de informações sobre contas bancĂĄrias no exterior e o fim da obrigatoriedade de preenchimento do tĂtulo de eleitor.
Contribuintes que optarem pela declaração pré-preenchida e indicarem o Pix para restituição terão prioridade no recebimento.
"Mas infelizmente por questões técnicas não foi possĂvel" disse o auditor-fiscal José Carlos da Fonseca, responsĂĄvel pelo programa do Imposto de Renda 2025, sobre o lançamento unificado em março.
Para utilizar a declaração pré-preenchida, é necessĂĄrio possuir conta Prata ou Ouro no GOV.BR. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços PĂșblicos (MGI) alerta para a importância de não compartilhar a senha do GOV.BR.
Para aqueles que não fazem a declaração sozinhos, é possĂvel autorizar o acesso à declaração pré-preenchida para um contador ou conhecido através do site ou aplicativo Meu Imposto de Renda.
A declaração pré-preenchida estĂĄ disponĂvel no programa gerador do IR 2025 para computador, no aplicativo para celulares e no site da Receita Federal, na aba Meu Imposto de Renda.
*Reportagem produzida com auxĂlio de IA