JHP2

Eletricista se nega a fazer corte de energia em meio à quarentena e é demitido

Por DANIEL ALVES em 25/03/2020 às 08:42:15

'As pessoas nesse momento estão necessitando da energia, não achei justo', alegou.

Após se recusar a fazer cortes de energia elétrica na casa de clientes em Fortaleza, um funcionário terceirizado da distribuidora de energia do Ceará, a Enel, foi demitido na segunda-feira (23). Ramiro Roseno Sombra, 27 anos, se opôs a cumprir o serviço devido à situação de emergência e isolamento social no estado por causa do novo coronavírus. "As pessoas nesse momento estão necessitando da energia, não achei justo", alegou.

Em nota, a Enel confirmou a demissão, mas disse que os contratos terceirizados são gerenciados pelas empresas parceiras e afirmou que o tipo de corte em questão é relativo aos casos em que o próprio cliente solicita o desligamento. O G1 entrou em contato com a empresa para qual o eletricista trabalha, a Sirtec, mas as ligações não foram atendidas.

O ex-funcionário conta que outros três colegas de profissão foram demitidos e mais 16 suspensos por um dia, na segunda, por se recusar a fazer os desligamentos que conforme ele, eram por causa de débitos.

"Recebi 52 cortes, eu e mais 19 motoqueiros, quatro foram demitidos, eu e mais três, e 16 foram suspensos por um dia porque todos eles reivindicaram que não iriam cortar cliente específico porque nesse momento, nesse período, não é cabível cliente ser cortado", disse. Segundo ele, depois de se negar a fazer o serviço recebeu uma advertência e horas depois foi demitido.

Além dos problemas aos clientes acarretados pela pandemia de coronavírus que atingiu o Ceará, ele argumenta que há risco de os profissionais sofrerem reações violentas da população ao tentar fazer um corte de energia. "É um serviço arriscado", frisou.


Eletricista postou aviso prévio de demissão nas redes sociais — Foto: Reprodução
Eletricista postou aviso prévio de demissão nas redes sociais — Foto: Reprodução
Eletricista postou aviso prévio de demissão nas redes sociais — Foto: Reprodução
Vídeo mostra advertência

Após a advertência, ele divulgou um vídeo em suas redes sociais explicando o caso, que circulou em redes sociais.

"Tenho convicção do que falei, não corto e não irei cortar e não me arrependo. Eu escolhi essa profissão e tô há quase seis anos cumprindo ela porque tenho responsabilidade. Mas nesse momento que nós estamos vivendo não tô de acordo em fazer corte", sustentou.

Sombra trabalhava na empresa há mais de um ano. Ele conta que tem quatro filhas e o trabalho como eletricista era sua única fonte de renda.

"O que eles fizeram comigo foi bastante injusto", lamentou.

Suspensão de cortes

Segundo o responsável pela Unidade de Alta Tensão da Enel Ceará, Eduardo Gomes, o corte mencionado no vídeo gravado pelo funcionário terceirizado refere-se a uma solicitação do próprio cliente. A demanda foi repassada pela Enel à Sirtec que, por sua vez, divide os serviços entre os funcionários.

Comunicar erro
cosmetic shop

Comentários

JHP