JHP2

SERGIPE: Cobradores de ônibus temem perder o emprego

Por Daniel Alves em 15/08/2020 às 08:31:49

Função já foi extinta em 33 cidades, mas SMTT e Setransp negam possibilidade

Os dados são da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos e deixam cobradores de ônibus apreensivos e preocupados. A função de cobrador foi totalmente extinta em 33 cidades brasileiras. Além disso, cinco delas eliminaram o pagamento em dinheiro.


Aqui em Sergipe, um grupo de cobradores, que prefere não se identificar, afirma que existem rumores de que a função também deve ser extinta por aqui. "A gente não tem dormido direito. Alguns colegas estão fazendo cursos para mudar de área, mas nem todos têm essa oportunidade. Para se ter ideia, grande parte dos colegas é cobrador há 15, 20 anos. Eles não sabem fazer outra coisa", afirma o cobrador.


Procurado pela reportagem, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Aracaju (Sinttra), Miguel Belarmino, disse que apesar de ser o caminho natural a extinção da função deve ser adiada por aqui. Inclusive, o Sinttra já entrou com medida judicial nesse sentido.

"As empresas já vêm extinguindo a função de cobrador há algum tempo, mas o sindicato já entrou na Justiça para resolver essa situação. A gente sabe que o momento de pandemia está servindo para as empresas se aproveitarem e a tendência é extinguir. Já temos cobradores promovidos a motoristas e outras funções. Pedimos um socorro ao Ministério Público do Trabalho e esse socorro já está surtindo efeito. Estamos protocolando provas do que está acontecendo. A nossa luta é que essa extinção demore mais um pouco aqui em Aracaju. A gente sabe que essa realidade já existe em outras cidades", explicou Miguel.


Segundo a superintendente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), Raíssa Cruz, no momento não existe essa possibilidade.

"Não há tratativas a esse respeito. O que há é o entendimento de que, assim como está acontecendo nas demais capitais, o uso do dinheiro no ônibus tem sido combatido, especialmente em momento de pandemia, por ser grande ponto de contaminação já que passa de mão em mão. E a bilhetagem eletrônica tem gerado aos passageiros do transporte público coletivo mais segurança e agilidade na hora de pagar a passagem", pontua Raíssa.

Apesar disso, a gestora revela que cobradores de ônibus têm passado por capacitação para que consigam ascender a outros cargos. Na verdade, segundo ela, trata-se de uma política que sempre foi realizada pelas empresas de transporte.

"Contudo, diferente do que tem acontecido pelo Brasil, com redução de postos de trabalho no sistema de transporte, as empresas de ônibus prestadoras do serviço em Aracaju e na região metropolitana têm investido na capacitação de cobradores para a profissão de motorista, despachantes, agentes comerciais, para venda da recarga do cartão eletrônico e outras funções. Tal iniciativa tem sido recebida com muita satisfação pelos funcionários", acrescenta a superintendente. Em nota, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT) informou que, neste momento, não está havendo qualquer discussão interna sobre a extinção da função de cobrador no transporte público da cidade. Ainda segundo a nota, a atual gestão está focada em outras frentes de trabalho para melhorar a prestação deste serviço à população, como a reforma dos Terminais de Integração do DIA, da Zona Sul, da Maracaju e a construção de um novo Terminal de Integração do Mercado.

Comunicar erro
cosmetic shop

Comentários

JHP