JHP2

SERGIPE: Projeções para o mercado de trabalho no estado são muito ruins, indica estatístico da UFS

Por Daniel Alves em 31/01/2021 às 08:12:01

Com a pandemia de covid-19, várias empresas fecharam as portas, milhares de pessoas ficaram desempregadas, gerando prejuízos à economia de Sergipe. A reportagem, o professor do Departamento de Estatística e Ciências Atuariais da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Kleber Oliveira, analisou que 2021 não será um ano de recuperação plena da economia sergipana e que as "projeções para o mercado de trabalho de Sergipe são muito ruins".


"É difícil em qualquer tipo de projeção econômica que estime com precisão o tempo que a economia sergipana levará para recuperar níveis, por exemplo, de 2018 e 2019. O que a gente tem mais ou menos claro é que 2021 será um ano onde ainda sentiremos os efeitos da pandemia. Então, 2021 não será um ano de recuperação plena", ressaltou o professor.


De acordo com o estatístico, o Estado tem um quadro grave de desemprego e as projeções para este ano não são nada animadoras. "A tendência é que em 2021 o desemprego continue próximo dos 17%, 18%. Sem falar que metade da população, pouco mais da população ocupada, está no setor informal, então as projeções para o mercado de trabalho de Sergipe são muitos ruins, a tendência é que o desemprego se mantenha em um nível elevado e qualquer recuperação do emprego não será, inicialmente, de carteira assinada, será principalmente no setor informal, será aquela população que vai usar o trabalho informal como estratégia de sobrevivência. O quadro de 2021 é um quadro bastante grave".



Comunicar erro
cosmetic shop

Comentários

JHP