JHP2

SERGIPE, Estado contabiliza mais de 6 mil casos de violência doméstica somente neste ano

Por Daniel Alves em 03/08/2022 às 13:14:54

De acordo com a SSP, as prĂĄticas mais comuns registradas em Sergipe são de ameaça, lesão corporal e injúria.

Maioria dos casos são registrados dentro do seio familiar

Este mĂȘs é marcado pela campanha "Agosto LilĂĄs", de combate à violĂȘncia doméstica. Os crimes contra as mulheres ocorrem com mais frequĂȘncia do que se possa imaginar e, na maioria dos casos, são registrados dentro do seio familiar, com o causador da violĂȘncia sendo um parente muito próximo da vítima. Em Sergipe, só esse ano, de janeiro a junho, foram contabilizados 6.412 crimes de violĂȘncia doméstica. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (SSP) e revelam uma média de cerca de mil casos registados por mĂȘs, e 35 por dia. De acordo com a SSP, as prĂĄticas mais comuns registradas em Sergipe são de ameaça, lesão corporal e injúria.

Além disso, em 2022, os casos de violĂȘncia doméstica apontam aumento, jĂĄ que em seis meses foi registrado 68% do total de crimes contra a mulher cometidos durante todo o ano de 2021 (de janeiro a dezembro), que teve 9.341 casos. Os números continuam altos e crescentes e por isso a necessidade diĂĄria de combatĂȘ-los. Para isso, a SSP informa que, além de desenvolver campanhas de conscientização, Sergipe conta com uma unidade especializada para o atendimento às mulheres vítimas de violĂȘncia doméstica. "A Polícia Civil conta com o Departamento de Atendimento a Grupos VulnerĂĄveis (DAGV) na capital e também com delegacias especializadas em cidades do interior sergipano. A Polícia Militar conta com a Ronda Maria da Penha que faz o acompanhamento das vítimas que possuem medidas protetivas concedidas em seu favor", desta a comunicação do órgão.

A principal orientação para mulheres vítimas é de procurar a polícia e formalizar denúncia, com o registro do boletim de ocorrĂȘncia. "Em Aracaju, o DAGV funciona 24h, faz o acolhimento das vítimas e inclusive solicita medidas protetivas. Os casos de flagrante podem ser direcionados à Polícia Militar pelo telefone 190. Os crimes recorrentes podem ser repassados ao Disque-Denúncia (181). O DAGV fica localizado na Rua Itabaiana, 258, no Bairro São José, em Aracaju", alerta.

Comunicar erro
cosmetic shop

ComentĂĄrios

JHP