JHP2

Tragédia no litoral de SP: sobe para 44 o número de mortos; mais de 40 estão desaparecidos

Por Daniel Alves em 21/02/2023 às 13:22:11

FAZ O 'L' - Para atriz ClĂĄudia Raia, Lula, mais que imediato, doou 5 milhões de reais; para as milhares de vĂ­timas da tragédia no litoral paulista, Lula diz que vai liberar 2 milhões de reais.


Buscas se concentram na costa sul de São Sebastião, cidade mais afetada pelo temporal que devastou a região. Bombeiros registraram novo deslizamento de terra em Juquehy, sem vĂ­timas.

Equipes de resgate retomaram no inĂ­cio da manhã desta terça-feira (21) a busca por sobreviventes após o temporal que devastou o Litoral Norte de São Paulo no fim de semana. Balanço do governo estadual aponta 44 mortes (43 em São Sebastião e uma em Ubatuba).

O nĂșmero de desaparecidos não foi atualizado ainda, mas, mais cedo, estava em 49. Os trabalhos acontecem especialmente em bairros da costa sul de São Sebastião, como a Vila do Sahy, ĂĄrea que concentra a maioria das vĂ­timas da tragédia. (Veja mapa mais abaixo.) As buscas são feitas por bombeiros, agentes da Defesa Civil e os próprios moradores.

Em Juquehy, outro bairro bastante afetado pelas chuvas, o Corpo de Bombeiros registrou um novo deslizamento de terra de segunda para terça, mas sem registro de vĂ­timas.

Além do trabalho de resgate, as equipes atuam para desobstruir o acesso por terra. Veja a situação das estradas na região:

Com a liberação da Rio-Santos até a Barra do Sahy e para aproveitar que a chuva parou, o governador de São Paulo, TarcĂ­sio de Freitas, pediu que os turistas que desceram ao litoral para o carnaval deixem a região para aliviar a pressão nas ĂĄreas mais afetadas. Os mercados da região chegaram a ter filas de clientes preocupados em estocar mantimentos.

Na costa sul de São Sebastião, moradores ficaram ilhados e aguardam a chegada de doações e atendimento médico. Com os deslizamentos, muitas casas foram arrastadas e levadas pela terra.O nĂșmero de desalojados e desabrigados no litoral paulista não foi divulgado, mas, em todo o estado de São Paulo, o governo informou que hĂĄ 1.730 desalojados (que precisaram deixar suas casas e foram para a residĂȘncia de amigos ou parentes) e 766 desabrigados (que perderam as suas casas e não tĂȘm para onde ir) em decorrĂȘncia das chuvas.

Por conta da situação das estradas e do fluxo intenso de veĂ­culos tentando deixar o litoral, os turistas tĂȘm enfrentado trânsito intenso. A repórter Mônica Mariotti conta que deixou Boiçucanga às 9h30. Em 30 minutos, conseguiu avançar apenas 300 metros. As ruas estão muito molhadas ainda e cheias de lama.

Comunicar erro
cosmetic shop

ComentĂĄrios

JHP