JHP2

CORRUPÇÃO, Operação Mensageiro prende prefeitos, servidores e cumpre mandados em 12 cidades

Por Daniel Alves em 28/04/2023 às 06:00:53

?Oito dos nove mandados contra prefeitos foram cumpridos ontem, quinta-feira (27), informou MP. Investigação mira em escândalo de corrupção com desvio de verbas públicas.

Está em curso, desde ontem, quinta-feira (27), a 4ª fase da Operação Mensageiro, que investiga um escândalo de corrupção envolvendo desvio de verbas públicas nas áreas de coleta de lixo e saneamento.

Os alvos de mandados de prisão são políticos e servidores de prefeituras em diferentes regiões do estado. Até as 15h, haviam sido presos ao menos oito prefeitos, um vereador, uma secretária-adjunta municipal e servidores. Em ações anteriores, sete prefeitos já haviam sido levados ao presídio.

No total, estão sendo cumpridos 18 mandados de prisões preventivas e 65 mandados de busca e apreensão. Uma das prisões aconteceu em Brasília. Doze cidades são alvos de ações.

Conforme o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), os mandados ocorrem em Imaruí, Presidente Getúlio, Três Barras, Gravatal, Guaramirim, Schroeder, Ibirama, Major Vieira, Corupá, Bela Vista do Toldo, Braço do Norte, Massaranduba. Os mandados foram requeridos após informações repassadas por testemunhas e provas.

Prisões

Até as 13h30, foram confirmadas as prisões dos prefeitos:

  • Bela Vista do Toldo - Alfredo Cezar Dreher (Podemos)
  • Corupá - Luiz Carlos Tamanini (MDB)
  • Ibirama- Adriano Poffo (MDB)
  • Imaruí- Patrick Corrêa (Republicanos)
  • Major Vieira- Adilson Lisczkovski (Patriota)
  • Massaranduba - Armindo Sesar Tassi (MDB)
  • Schroeder - Felipe Voigt (MDB)
  • Três Barras - Luiz Shimoguri (PSD)
  • Também alvo de mandado de prisão, o prefeito Luis Antonio Chiodini (PP), de Guaramirim, não foi encontrado. Ele está na Europa, em viagem familiar, segundo a prefeitura.

    O Diretor da Águas de Guaramirim, Osni Denker, e a Secretária-Adjunta de Administração e Finanças, Patrícia Malko, responsável pelo setor de licitações, também foram presos.

    Além deles, em Três Barras, o vereador Edenilson Engel (PSD) também foi alvo de mandado de prisão. Em Ibirama, o secretário de Administração, Fábio Fusinato também foi detido.

Comunicar erro
cosmetic shop

Comentários

JHP