JHP2

BOQUIM/SE, Terá pluviômetros convencionais para medir o volume de chuvas

Por Daniel Alves em 13/04/2023 às 07:27:46

Pluviômetro Automático

Em uma ação conjunta, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) e a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) irão instalar 50 pluviômetros convencionais para medir o volume de chuvas em 18 municípios sergipanos.

Os equipamentos foram adquiridos pela Semac, por meio de convênio estabelecido com a Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA), e têm como objetivo ter uma série ininterrupta de precipitações ao longo dos anos ou o estudo da variação da intensidade de chuva ao longo das tormentas, entre outras funções. Na última quarta-feira, 5 de abril, a Semac oficializou a entrega dos equipamentos à Emdagro, que será responsável pela instalação dos instrumentos de medição nos municípios de Capela, Lagarto, Cumbe, Itabaiana, Nossa Senhora das Dores, Riachão do Dantas, Ribeirópolis, Simão Dias, Siriri, Aquidabã, Poço Verde, Porto da Folha, Gararu, Poço Redondo, Tobias Barreto, Carira, Frei Paulo e Nossa Senhora da Glória. Às 9h da próxima terça-feira, 11, os equipamentos serão distribuídos, no auditório da Emdagro, entre os técnicos responsáveis pelos Escritórios Locais da empresa nas regiões de Lagarto (20), N. Sra. da Glória (20), Boquim (5) e Propriá (5).

De acordo com diretor de Recursos Hídricos da Semac, Ailton Rocha, os instrumentos serão de grande relevância para o monitoramento das chuvas, cujos dados serão repassados para alimentar o sistema de informação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. "São informações extremamente úteis, não só para a Emdagro mas também para a Defesa Civil, e para empresários do setor privado e produtores rurais que necessitam de previsões de tempo e clima com relação a plantio. Então essa é a principal finalidade e é importante a gente ampliar e fortalecer a nossa rede de monitoramento, principalmente agora que estamos nas evidências das mudanças climáticas", explicou.

O engenheiro agrônomo da Emdagro, José Vieira de Souza Neto, destacou a parceria com a Semac e a importância dos instrumentos que chegarão aos municípios sergipanos. "São equipamentos que vão nos mostrar o retrato da situação pluviométrica do campo para ser repassada aos produtores. Já definimos os locais nos quais serão instalados, e na próxima semana faremos a entrega", informou. Conforme explicou Wanda Tathyana de Castro, da Gerência Meteorologia e Mudanças Climáticas da Semac, a cooperação com a Emdagro vai permitir a expansão da rede hidrometeorológica no estado. "Alguns municípios têm essa necessidade de um monitoramento de precipitação, e dessa forma teremos acesso a mais dados que poderão nortear estudos e outras atividades", concluiu.

Comunicar erro
cosmetic shop

Comentários

JHP