JHP2

Após saírem de acordo com a Rússia, EUA fazem teste com míssil de médio alcance

Teste é o primeiro desde que o Pentágono decidiu deixar o Tratado das Forças Nucleares de Alcance Intermediário.

Por G1 em 19/08/2019 às 17:20:57

O Pentágono informou nesta segunda-feira (19) que testou um míssil que atingiu seu alvo depois de percorrer mais de 500 km. Trata-se do primeiro teste desse tipo desde que os EUA abandonaram o tratado de desarmamento nuclear INF, assinado nos últimos anos da Guerra Fria.

Em comunicado, o Pentágono disse que o teste aconteceu no domingo, na ilha de San Nicolas, na Califórnia.

Os Estados Unidos deixaram formalmente o INF no início deste mês, depois de declararem que a Rússia descumpria o tratado, uma acusação que o Kremlin nega.

EUA testam míssil de médio alcance na Califórnia — Foto: Rodrigo Sanches/G1EUA testam míssil de médio alcance na Califórnia — Foto: Rodrigo Sanches/G1

EUA testam míssil de médio alcance na Califórnia — Foto: Rodrigo Sanches/G1

Temor de nova corrida armamentista

Presidente dos EUA, Ronald Reagan (à direita), e o presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachev, assinam o tratado das Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF) na Casa Branca em 8 de dezembro de 1987 — Foto: Reuters Presidente dos EUA, Ronald Reagan (à direita), e o presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachev, assinam o tratado das Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF) na Casa Branca em 8 de dezembro de 1987 — Foto: Reuters

Presidente dos EUA, Ronald Reagan (à direita), e o presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachev, assinam o tratado das Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF) na Casa Branca em 8 de dezembro de 1987 — Foto: Reuters

O "Tratado das Forças Nucleares de Alcance Intermediário", assinado pelo presidente americano Ronald Reagan e o líder soviético Mikhail Gorbachev em dezembro de 1987, aboliu o uso de mísseis com alcance entre 500 e 5.500 km.

O acordo encerrou a crise dos mísseis europeus na década de 1980, provocada pela presença de ogivas nucleares SS-20 soviéticas dirigidas a capitais ocidentais, e foi considerado a pedra angular da arquitetura global do controle de armas.

O fim do tratado INF gera temores de uma nova corrida armamentista entre Moscou e Washington porque o acordo era visto como um dos dois principais de armas entre a Rússia e os Estados Unidos.


Fonte: G1

Comunicar erro
cosmetic shop

Comentários

JHP