JHP2

Bancos renegociam dívidas do Fies com desconto de até 99% a partir desta quinta-feira

Por Daniel Alves em 01/09/2022 às 06:03:02

Pagamentos em atraso do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) podem ser renegociados a partir desta quinta-feira (1º). As negociações do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal foram autorizadas pelo governo federal, que liberou o abatimento das dívidas dos estudantes do programa.

A adesão é voltada aos estudantes que contrataram o Fies até segundo semestre de 2017, que tinham parcelas atrasadas acima de 90 dias em 30 de dezembro de 2021 e que não tenham aderido a renegociações anteriormente.

Para os contratos que, em 31 de dezembro de 2021, estavam com débitos havia mais de 90 dias, é concedido desconto de 100% dos encargos pelo atraso e de 12% sobre o valor principal no pagamento à vista. O saldo também pode ser dividido em 150 parcelas mensais, recebendo desconto de 100% dos encargos por atraso, mantidas as demais condições contratadas.

Os descontos destinados aos estudantes com débitos vencidos e não pagos há menos de cinco anos, que sejam vinculados ao Cadastro Único ou tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial em 2021, chegam a 92% do saldo da dívida, mediante liquidação integral do saldo devedor. Há possibilidade, ainda, de parcelar o valor em 15 prestações mensais, corrigidas pela Selic (taxa básica de juros) média.

Quem tiver dívida superior a cinco anos tem opção de obter desconto de até 99% sobre o saldo total mediante liquidação integral ou parcelamento em 15 prestações corrigidas pela Selic. Nos demais casos, o desconto autorizado é de 77% do saldo total da dívida com a liquidação integral ou o pagamento em 15 parcelas com correção.

Além disso, estudantes do programa que ainda não estão com pagamento atrasado podem repactuar os créditos quitando o saldo devedor em parcela única, com 12% de desconto.

A contratação dos descontos e parcelamentos deve ser feita pelo aplicativo do BB ou nas agências até 31 de dezembro deste ano.

Comunicar erro
cosmetic shop

Comentários

JHP