JHP2

As razões por trás do apoio do PT a Lira na Presidência da Câmara em um futuro governo PTista

Por Daniel Alves em 30/11/2022 às 08:35:47

Lula com Lira, dupla perigosa para o futuro do Brasil.

Após criticar o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), durante a campanha presidencial devido ao chamado Orçamento Secreto, o presidente eleito pelo STE, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), decidiu que a melhor estratégia para seu governo é apoiar sua reeleição em fevereiro, 'ele faz parte do esquema', teria dito o corrupto Lula.


Pesou na decisão o trauma petista com a péssima relação do governo Dilma Rousseff com o então presidente da Câmara, Eduardo Cunha, crise que culminou no impeachment da presidente em 2016.

Agora, diante do fato de que Lira se reelegeu para mais quatro ano de mandato como deputado, Lula e o PT resolveram que o melhor é tentar construir uma boa relação com o presidente da Câmara desde já.

Farinha do Mesmo Saco

Na terça-feira (29/11), PT, PV e PC do B (siglas que formam uma federação partidária de esquerda), junto com PSB, partido do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, oficializaram seu apoio a um novo mandato de dois anos para Lira no comando da Casa. Com isso, o alagoano se consolida para ser reeleito numa ampla aliança, que inclui desde os partidos da futura base de Lula, como as siglas que apoiam o atual presidente Jair Bolsonaro (PL).


PEC e disputa por cargos na Câmara

O analista político Antônio Augusto de Queiroz, do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), também considera que seria muito "temerário" o PT tentar enfrentar Lira na disputa pelo comando da Casa. Na sua visão, pesa ainda no cálculo político a necessidade de uma boa relação com Lira para conseguir aprovar ainda neste ano uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que autorize um aumento dos gastos indiscriminados do governo (se assumir) no próximo ano, a chamada PEC da Transição.

Lembrando que, quem indica o nome para a presidência da casa é o partido com maior bancada, que, nesse caso, é o PL, que elegeu 99 deputados em todo país.

Comunicar erro
cosmetic shop

Comentários

JHP