JHP2

Nesse mês de maio o volume de chuvas que caiu no Estado chega a quase 500mm

Por Daniel Alves em 30/05/2023 às 05:40:50

Produtores falam sobre impactos das chuvas no interior de Sergipe

O volume médio esperado para o estado em maio era de 315 mm, mas até sexta-feira (26), foi registrado um acumulado de 455 mm.


Tem chovido bastante em todo estado de Sergipe nos últimos dias. O volume médio esperado para o estado em maio era de 315 mm, mas até sexta-feira (26), foi registrado um acumulado de 455 mm. Se por um lado tem produtores comemorando a chegada da chuva, por outro há quem lamente.

O produtor José Eliton Dias, tem propriedade no Alto Sertão, em Porto da Folha, e começou na semana passada a preparar a terra para receber o plantio de milho, uma das fontes de alimentação do gado leiteiro.

A colheita do milho acontece, normalmente de 90 a 120 dias após o plantio, a depender da finalidade, se grão para exportação, silagem para o gado ou ainda para consumo.

Também no Alto Sertão, no município de Gararu, quem plantou milho esta semana está animado. Na propriedade do produtor Cristóvão Junqueira, o agente de campo do Senar Sergipe, Jadilson dos Santos, informou que no começo da semana não era possível arar a terra porque estava encharcada, mas na sexta-feira (26), os produtores já conseguiram iniciar o plantio do milho.

"Essas áreas que ficaram alagadas, são áreas de várzea, próximas ao Rio São Francisco. Agora a terra está boa e já está recebendo milho. A gente precisa que chova pelos próximos 23 dias. Nesse período inicial, a lavoura de milho precisa de muita água para que a produção seja boa", contou.

No município de Pinhão, região Agreste, na propriedade do produtor rural Carlos Leonardo de Oliveira, as perdas na produção devem chegar a 35%. Segundo o agente de campo que o acompanha, Flávio Costa, as chuvas chegaram bem depois do início do plantio, o que prejudicou a plantação de milho.

"O milho foi plantado em 3 de abril. A chuva mais volumosa só chegou no início de maio. Passamos por 10 dias de sol forte e depois a chuva voltou, mas já tinha impactado a produção", disse.

Comunicar erro
cosmetic shop

Comentários

JHP