JHP2

SERGIPE, Estado registra mais de mil picadas de escorpião

Por Daniel Alves em 17/07/2023 às 08:04:31

Pronto para o ataque...

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) orientou sobre cuidados e como evitar proliferação do animal.

O Centro de Informação e AssistĂȘncia Toxicológica (Ciatox) registrou 1.376 casos de picadas de escorpião em Sergipe no primeiro semestre de 2023.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a maioria dos casos ocorreram em Aracaju, seguido des municípios de Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros. Pessoas picadas por escorpião devem lavar o local com ĂĄgua e sabão.

"É importante colocar uma compressa morna que, alivia a dor, não furar, sugar ou fazer torniquete e encaminhar o paciente ao serviço de saúde mais próximo", disse a técnica do Ciatox, Júlia Cardoso.

A especialista também recomenda fazer captura do animal e colocĂĄ-lo dentro de um recipiente para identificação da espécie, permitindo uma avaliação mais eficaz na precisão do diagnóstico.

Onde procurar ajuda

O Ciatox é referĂȘncia estadual e estĂĄ instalado no Hospital de UrgĂȘncias de Sergipe (Huse), em Aracaju. O Centro faz parte da Rede Nacional de Centros de Informação e AssistĂȘncia Toxicológica (Renaciat), coordenada pela AgĂȘncia Nacional de Vigilância SanitĂĄria (Anvisa) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O serviço também atende picadas de serpentes e aranhas, assim como casos de intoxicações de alimentos, cosméticos, uso de raticidas e entre outros.

Qualquer orientação pode ser solicitada através do telefone 0800-722-6001.

Como evitar proliferação

Para evitar a proliferação do animal, as orientações são:

  • Remover entulhos, troncos e restos de material de construção dos quintais e terrenos;
  • Manter lixeiras tampadas para evitar insetos, a exemplo da barata, que é o alimento natural do escorpião, e deixar as camas longe do alcance de paredes;
  • Colocar telas nos ralos de banheiros e pias e preservar galinhas, corujas e gansos, que são predadores naturais do escorpião.
Comunicar erro
cosmetic shop

ComentĂĄrios

JHP