JHP2

Três delinquentes são mortos durante confronto com a polícia; Dois eram ex-policiais

Por Daniel Alves em 23/03/2024 às 14:11:29

Entenda como funcionava esquema de extorsão cometido por homens mortos em confronto; dois eram ex-PMs

Dois suspeitos foram presos em flagrante e deram detalhes da atuação do grupo. Até o momento, sete vítimas procuraram a delegacia.

A Polícia Civil descobriu como funcionava o esquema de extorsão praticado por um grupo criminoso em Goiás. De cinco suspeitos, três morreram em confronto com a Polícia Militar, na GO-070, próximo à cidade de Goianira. Outros dois suspeitos acabaram presos em flagrante e deram detalhes da atuação do grupo; entenda abaixo.

O delegado Rafael Borges, da Delegacia de Trindade, é um dos investigadores que têm dado apoio no inquérito. Segundo ele, os dois homens que foram presos admitiram que vendiam cigarros contrabandeados para comerciantes. Quando os cigarros passavam a ser vendidos nesses estabelecimentos, os outros três suspeitos entravam em ação.

O trio, que foi morto na ação policial, era composto por dois ex-policiais militares. Segundo o delegado, eles iam até os comércios se passando por policiais civis e diziam ter recebido uma denúncia anônima sobre a venda ilegal dos cigarros contrabandeados. A partir disso, ameaçavam os comerciantes e diziam que, para não serem presos, eles precisariam pagar valores em dinheiro.

Os comerciantes pagavam os valores solicitados, mas perdiam a carga de cigarros, que era apreendida pelo trio. Na sequência, eles devolviam a carga ao dois homens, que novamente vendiam os cigarros contrabandeados para as vítimas, dando continuidade ao ciclo. O dinheiro adquirido com o crime era dividido entre os cinco.

"Três compareciam em comércios e extorquiam as vítimas. Eles recuperavam esses cigarros contrabandeados e repassavam em consignação para esses dois indivíduos que foram presos. Esses dois deveriam vender novamente esses cigarros para o comércio. Então era um ciclo ali do dinheiro e do contrabando", diz o delegado.

Conforme a investigação, o grupo fazia dinheiro com as cargas de cigarro contrabandeado no momento em que elas eram vendidas aos comerciantes e, depois, quando elas eram "apreendidas", a partir da extorsão. Muitas vezes, segundo o delegado, a mercadoria que ia e voltava para as vítimas era a mesma.

Os crimes eram praticados nas cidades de Brazabrantes, Araçu, Inhumas e Avelinópolis.

Até o momento, sete pessoas que se dizem vítimas do grupo procuraram a delegacia de Trindade.

Em depoimento, segundo o delegado, os dois homens presos detalharam que conheceram os dois ex-policiais militares durante uma abordagem policial, que deveria apreender a carga de contrabando.

Mais vítimas

Segundo Borges, o grupo criminoso já vinha sendo monitorado pela Delegacia de Goianira desde o dia 14 de março após comerciantes terem denunciado a prática. A Polícia Civil não descarta que mais pessoas podem ter sido vítimas da ação e incentiva que as pessoas procurem as delegacias independente da cidade.

Comunicar erro
cosmetic shop

Comentários

JHP