JHP2

Senador critica manobra de Maia e Alcolumbre por reeleição:

Por Daniel Alves em 28/08/2020 às 18:19:39

Em entrevista à Jovem Pan, Alessandro Vieira disse que "o Brasil tem que deixar no passado essa repĂșblica de bananas"

A manobra que corre no Congresso para permitir a reeleição de Davi Alcolumbre como presidente do Senado – e possivelmente a de Rodrigo Maia à frente da Câmara – fez com que crescesse um movimento de parlamentares contrĂĄrios à manobra, que não estĂĄ prevista na Constituição e que pode ser analisada pelo Supremo Tribunal Federal. Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-Sergipe) fez duras crĂ­ticas à tentativa de Alcolumbre e Maia. "No Senado vocĂȘ tem 80 senadores aptos a eleição para a presidĂȘncia da casa. O Ășnico que não pode concorrer é Davi Alcolumbre, porque a Constituição veda taxativamente, assim como o regimento da Casa. Essa tentativa de jeitinho com amigos ou companheiros não pode prosperar. O Brasil tem que deixar no passado essa repĂșblica de bananas onde vocĂȘ faz adaptações ou interpretações de textos constitucionais de acordo com interesses polĂ­ticos. O STF deve atuar no limite da lei, não da polĂ­tica, não faz o menor sentido. O que for necessĂĄrio e possĂ­vel de fazer como parlamentar e cidadão vamos fazer."

Alcolumbre e Maia teriam tido um encontro fora da agenda com Alexandre de Moraes, que é quem julgaria o processo. Para o senador, a reunião deve ser explicada ao povo. "O Brasil é um paĂ­s, em muitos pontos, do avesso. Maia confirmou o encontro com Moraes, mas negou o teor. Negou ser a eleição, mas o Brasil, que paga seus salĂĄrios, precisa saber."

"É muito claro que o STF teria que rasgar a Constituição para agradar a vontade de dois parlamentares, que tem seus méritos, não estamos fazendo julgamento sobre sua conduta, mas o Brasil precisa se acostumar a seguir regras. O Alcolumbre mesmo, na época de campanha, sabia disso. Surpreende que agora mude seu entendimento", analisou Vieira.



O senador ainda aproveitou para reclamar a respeito dos instrumentos do Senado para coibir determinadas ações do STF: "No sistema do Congresso Nacional, especialmente no Senado, que é a casa julgadora do impeachment dos ministros, coloca o poder de pauta exclusivamente na mão dos presidentes e acontece o engavetamento sucessivo. Isso vira moeda polĂ­tica. Ninguém quer confronto institucional, com o STF, o que queremos deixar claro é que querem rasgar a Constituição para atender a interesse pessoal e o Brasil tem problemas mais sérios do que esse para enfrentar."

Comunicar erro
cosmetic shop

ComentĂĄrios

JHP