JHP2

Partido dos Trabalhadores não elege prefeito em nenhuma capital

Por Daniel Alves em 30/11/2020 às 08:24:34

O Partido dos Trabalhadores (PT), pela primeira vez desde a redemocratização, não elegeu nenhum prefeito nas capitais do país nas eleições municipais deste ano.


Em Aracaju, o prefeiturĂĄvel MĂĄrcio MacĂȘdo (PT) ficou em quarto lugar, no primeiro turno, com 25.070, representando 9,55% do eleitorado. À frente dele ficaram o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), delegada Danielle Garcia (Cidadania), e o deputado estadual Rodrigo Valadares (PTB).


No segundo tuno, as expectativas do PT pairavam sob os candidatos Marília Arraes, no Recife, e João Coser, em Vitória. Mas, eles foram derrotados no segundo turno das eleições municipais. Com isso, o partido perdeu a influĂȘncia e estĂĄ fora do comando das capitais do país.


Candidatos de outros partidos apoiados pelo ex-presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva (PT) no segundo turno em 2020 também naufragaram, como Manuela D"Ávila, do PCdoB, em Porto Alegre, e Guilherme Boulos (PSol), em São Paulo.


Em 2004, quando Lula estava no primeiro mandato da PresidĂȘncia, o partido conseguiu eleger seu maior número de prefeitos em capitais: nove ao todo. A partir dali, o PT foi caindo, até chegar em 2016, elegendo apenas Marcus Alexandre no Rio Branco, no Acre.

Comunicar erro
cosmetic shop

ComentĂĄrios

JHP