JHP2

SERGIPE, Depama recebe mais de 500 denúncias de crimes contra animais

Por Daniel Alves em 25/11/2021 às 07:06:34

Vítima da covardia do ser humano.

Em 5 meses, casos de violência contra animais são registrados com frequência

Após cerca de cinco meses da inauguração da Delegacia de Proteção Animal e Meio Ambiente (Depama), da Polícia Civil de Sergipe, mais de 500 denúncias de crimes contra animais foram registradas, das quais 458 viraram Boletins de Ocorrência. O total representa uma média de 100 registros por mês, fora as denúncias que são encaminhadas via WhatsApp da unidade.




De acordo com a delegada Georlize Teles, comandante da Depama, as ações dos policiais já se estendem também para as cidades de interior. "Tem sido positivo, porque além do nosso trabalho na capital, tem reverberado e criado uma resposta no interior. Temos vários casos sendo apurados nos municípios. Só de Socorro, por exemplo, recebo cerca de cinco denúncias diariamente", conta a delegada.

Um caso registrado em Aracaju chamou atenção da sociedade: gatos estão sendo encontrados mortos, com requintes de crueldade, no bairro Coroa do Meio. Segundo Georlize, esse tipo de morte animal chega até a delegacia pela primeira vez. "Esse é um caso específico, porque é a primeira vez que recebemos uma denúncia de morte de gato com requintes de crueldade. Geralmente, a causa de mortes de gatos é por envenenamento. Estamos apurando esse caso", disse a delegada.

Inclusive, conforme boletins de ocorrência e denúncias registradas na Depama, cães e gatos lideram o ranking, sendo os principais alvos de violência. Em segundo lugar estão os cavalos, também bastante vitimados, e em terceiro há uma variedade, com predominância dos animais silvestres. "Segundo a lei, quando o animal vem a óbito, a pena para esse tipo de crime pode ser aumentada. O juiz vai aferir uma série de elementos da conduta própria do agente", explica Georlize sobre a penalidade de infratores desse tipo de crime, podendo ter aumento de pena de 1/3 a um sexto.

Até o momento, duas pessoas foram presas em flagrante por praticar crime contra animais. Além disso, 16 inquéritos foram instaurados nos últimos cinco meses, e oito deles foram enviados à Justiça. Também foram realizados nove Termos Circunstanciados. "É um bom número de procedimento, porque significa que foram identificadas as autorias de responsabilização", afirma Georlize. Como denunciar Sendo a única delegacia do Estado a contar com canal no WhatsApp, a Depama responde no número (79) 9 8819-4576. "É uma forma de aproximar a sociedade para que vídeos e imagens sejam encaminhados e facilitem, inclusive, as nossas instruções de crime", explica a delegada. Também é possível utilizar o canal do Disque Denúncia, através do 181. A Polícia garante que o sigilo será mantido.

Comunicar erro
cosmetic shop

Comentários

JHP