JHP2

Bolsa Família: 8,3 milhões de benefícios são bloqueado por irregularidades no cadastro

Por Daniel Alves em 29/11/2023 às 13:29:31

InconsistĂȘncia de dados de renda e composição familiar estĂĄ entre os problemas encontrados pelo Ministério do Desenvolvimento

Entre março e novembro deste ano, mais de 8,32 milhões de cadastros irregulares do PBF (Programa Bolsa FamĂ­lia) foram bloqueados pelo governo federal, a maioria por causa de inconsistĂȘncia de dados de renda e composição familiar. No mesmo perĂ­odo, o MDS (Ministério do Desenvolvimento e AssistĂȘncia Social, FamĂ­lia e Combate à Fome) incluiu 2,66 milhões de novos beneficiĂĄrios no programa.

A inclusão de novas famĂ­lias foi realizada por meio da busca ativa de pessoas em situação de vulnerabilidade, que tinham direito de receber o benefĂ­cio mas ainda estavam fora do programa. Esses ajustes foram possĂ­veis graças ao aumento da fiscalização dos dados do CadÚnico (Cadastro Único) pelo ministério, por meio de um processo de correção e qualificação dos registros das famĂ­lias inscritas.

A habilitação de beneficiĂĄrios para o Bolsa FamĂ­lia e para cerca de outros 30 programas sociais depende da qualificação dos dados cadastrais no sistema, que identifica as pessoas elegĂ­veis. Para que os benefĂ­cios fossem destinados a famĂ­lias que realmente tĂȘm direito, em fevereiro deste ano, o MDS firmou um acordo para a reestruturação e o fortalecimento do CadÚnico com a DPU (Defensoria PĂșblica da União) e a AGU (Advocacia-Geral da União).

As ações de Qualificação Cadastral, criadas para garantir a eficiĂȘncia no repasse dos recursos pĂșblicos, tiveram inĂ­cio em março, com diferentes processos de revisão. Entre eles, a Averiguação Cadastral Unipessoal, Averiguação Cadastral de Renda e a Revisão Cadastral tiveram o objetivo de verificar se a habilitação das famĂ­lias estava correta, ação que serĂĄ concluĂ­da em dezembro.

Ainda em março, o ministério lançou o Procad-Suas (Programa Emergencial de Atendimento do Cadastro Único, no Sistema Único de AssistĂȘncia Social), que visava aprimorar o atendimento dos beneficiĂĄrios dos programas sociais, atualizar o CadÚnico e realizar busca ativa das famĂ­lias, sem interromper o funcionamento do Suas (Sistema Único de AssistĂȘncia Social).

Até o fim deste ano, o governo terĂĄ transferido mais de R$ 3,5 bilhões a estados e municĂ­pios, para o processo de atualização do CadÚnico, o que também incluiu a retomada da capacitação de operadores do sistema e a formação de instrutores de formulĂĄrios.

Diagnóstico de falhas na concessão

No fim do ano passado, ainda na transição para o atual mandato do presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva, foi feito um diagnóstico da situação do Cadastro Único e dos programas sociais. Os resultados indicaram divergĂȘncias de renda e de composição familiar, além da falta de atualização e inconsistĂȘncia de informações registradas no banco de dados.

A CGU (Controladoria-Geral da União) também encontrou irregularidades na gestão do programa AuxĂ­lio Brasil, criado no governo anterior. Foram identificadas falhas de controle no processo de acompanhamento mensal contĂ­nuo do programa, que levaram ao pagamento indevido de R$ 3,89 bilhões. A principal inconsistĂȘncia encontrada foi no nĂșmero de famĂ­lias unipessoais cadastradas no CadÚnico, que teve um grande aumento em 2022.

Além das ações de Qualificação Cadastral, o MDS realizou a integração de dados do CadÚnico e do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), o que permite a correção automĂĄtica das informações sobre a renda das famĂ­lias.

O CNIS conta com mais de 80 bilhões de registros administrativos referentes a renda, vĂ­nculos de emprego formal e benefĂ­cios previdenciĂĄrios e assistenciais pagos pelo INSS.

A segunda etapa da qualificação automĂĄtica de dados, realizada entre os dias 11 e 15 de outubro, atualizou ou corrigiu a renda de cerca de 14 milhões de famĂ­lias, com repercussões na folha de pagamento do Bolsa FamĂ­lia em novembro. Na primeira etapa, realizada em junho, jĂĄ tinham sido atualizadas informações de mais de 18,48 milhões de pessoas, em mais de 15,32 milhões de famĂ­lias.

Rede de fiscalização

Em outubro, por meio do decreto 11.762/2023, o presidente da RepĂșblica regulamentou a Rede Federal de Fiscalização do Programa Bolsa FamĂ­lia e do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), criada pelo artigo 13 da lei n° 14.601/23.

Formada pelo MDS, pela CGU, pela AGU, pelo MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços PĂșblicos) e pela Secretaria-Geral da PresidĂȘncia da RepĂșblica, a Rede é uma instância de governança de todo o Executivo federal. Ela foi criada para melhorar a qualidade das informações, a fiscalização do CadÚnico e a gestão do Bolsa FamĂ­lia, além de prevenir fraudes.

Comunicar erro
cosmetic shop

ComentĂĄrios

JHP