JHP2

SERGIPE: Estado registra subvariante da Ômicron (covid-19), número de casos sobe 900% nas últimas duas semanas

Por Daniel Alves em 12/12/2023 às 13:37:31

Nos últimos 15 dias, Sergipe registrou uma nova subvariante da Ômicron e um aumento de 900% na taxa de positividade em amostras da Covid-19, de acordo com o Laboratório Central de Saúde Pública do estado (Lacen). Segundo a avaliação do superintendente do órgão, Cliomar Alves, apesar do número de casos continuar baixo, o crescimento da taxa é representativo.

"Das amostras analisadas nos últimos três meses, uma média de cinco eram positivas. Nas últimas duas semanas, o aumento foi de cerca 900% na taxa de positividade. O que eram cinco positivos, agora são cerca de 50. O aumento é representativo porque está levando as pessoas para as unidades de saúde. Queremos que as pessoas estejam vacinadas para que a doença não se propague", disse.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), de 3 a 9 de dezembro, foram registrados 142 casos e nenhuma morte. Desde o início da pandemia foram 363.822 casos e 6.539 mortes pela doença.

Ainda segundo o superintendente, nas novas amostras foi detectada uma nova subvariante chamada de XBB.21. Por isso, o monitoramento foi reforçado no laboratório.

Reforço da bivalente

O reforço da vacina bivalente contra a Covid-19 foi disponibilizado em Aracaju a partir desta terça-feira (12). Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a vacina será destinada a pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos, que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de seis meses.

A vacinação ocorre em todas as unidades de Saúde da Família e nos três shoppings da capital.

Segundo a SES, todos os municípios estão aptos a aplicar o reforço.

Comunicar erro
cosmetic shop

Comentários

JHP