JHP2

SERGIPE: Apenas 5% dos profissionais do HU se vacinaram

Por Daniel Alves em 04/02/2021 às 17:46:15

Fizeram uma algazarra tremenda. Soltaram fogos, gritaram, festejaram, a imprensa passou duas semanas comentando em manchetes, etc. etc. etc. Tudo isso, exaltando a chegada da vacina da China em Sergipe. Hoje, quase um mês de tais acontecimentos, apenas 5% dos profissionais de saúde do Hospital Universitário que conta com 2.400 funcionários foram VACINADOS. Somente 127 tomaram primeira dose da CoronaVac.


Pouco mais de 5% do efetivo do hospital, presente no grupo prioritário para vacinação contra a Covid-19. Comparado a outras unidades hospitalares da capital sergipana, a quantidade de doses endereçada ao HU foi abaixo da expectativa. "Não entendemos porque o Hospital Primavera, que é da rede privada, recebeu doses para vacinar quase 800 profissionais, enquanto as doses recebidas pelo Hospital Universitário de Aracaju não deram para vacinar pouco mais que 5% do efetivo", afirmou Taira Moreira, coordenadora do Sintufs. Os dados referentes ao Hospital Primavera foram publicados no portal do hospital.


CORTE DA SMS
A nutricionista Márcia Candido, servidora lotada no ambulatório do HU, compara a vacinação com outros Hospitais Universitários, a exemplo do Estado de Alagoas, que já vacinou quase todo o seu efetivo, e questiona a condução da Secretaria de Saúde de Aracaju. "Por que o Hospital Universitário de Alagoas, Estado que tem características muito semelhantes a Sergipe, conseguiu vacina para todos os trabalhadores, independente de vínculos? A capital Maceió já está vacinando todos os idosos (institucionalizados ou não), e aqui tá a passos lentos? A gestão do HU publicou um comunicado relatando que enviou a lista completa com o nome de todos profissionais e a Secretaria Municipal de Saúde determinou que fosse realizada uma filtragem que resultou em apenas 254 doses. Qual o motivo desse tratamento desigual?", questionou a nutricionista.




RESPOSTAS?
Em matéria publicada em 1º de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde afirma que a apresentação das listas é de responsabilidade das unidades de saúde, públicas ou privadas. Em ofício de resposta ao Sintufs emitido no dia 2 de fevereiro, a Superintendência da HU alega que enviou a lista contendo todos os funcionários e funcionárias da instituição, porém "a SMS/PMA solicitou a filtragem da referida relação de profissionais para as áreas prioritárias (Unidades de Terapia Intensiva, área de transição para Covid-19, Pediatria e Clínica Médica II) segundo o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde". A assessoria da Secretaria Municipal de Saúde afirmou que esta filtragem de vacinação deveria corresponder a 38% do efetivo nesta etapa da vacinação. Pois bem, e por que a Superintendência do HU filtrou apenas 5% do seu efetivo para este primeiro momento? Uma funcionária da Enfermagem, que preferiu não se identificar, afirma que "na semana passada houve o pedido a alguns setores do HU, nome e Siape para compor uma lista para vacinação, e deveria ser informado quem havia tomado vacina em outra instituição".


Comunicar erro
cosmetic shop

Comentários

JHP