JHP2

Teto de igreja desaba durante missa; 80 pessoas ficaram feridas

Por Daniel Alves em 24/12/2023 às 12:51:08

Telhado desabou durante uma celebração

Um vídeo mostra o exato momento em que parte do teto de uma igreja, em Montezuma, desabou durante uma missa na quinta-feira (21). Pelas imagens é possível ver a movimentação de pessoas durante a celebração, até que a estrutura cai e os fieis saem correndo e gritando.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, 300 pessoas de diversas comunidades estavam dentro da igreja quando houve o desabamento, sendo que 80 ficaram feridas. Dessas, 72 sofreram lesões leves e escoriações e foram atendidas e liberadas. As outras oito vítimas foram transferidas pelo Samu para o hospital de Janaúba e o estado de saúde é estável.

"Foi tudo muito rápido, escondi debaixo do banco e só escutava as madeiras caindo". O relato é do professor Almerindo Ribeiro dos Santos, que estava na igreja católica, em Montezuma, no momento em que o telhado desabou.

Ele e a família iriam acompanhar a cerimônia de Primeira Eucarístia da filha Melissa, de 11 anos. Outras 69 crianças também estavam no local para receberem o sacramento.

"A missa ainda nem tinha começado, eu estava sentado mais pro meio da igreja, olhei pra trás e notei algo estralando e achei que era foguete. Quando percebi já estava no chão e o telhado caindo em cima de mim. Entrei debaixo do banco que aguentou o suporte das madeiras e só escutava as pancadas", completou.

Uma vistoria inicial realizada pelos órgãos de segurança apontou que o madeiramento do telhado da igreja que desabou estava podre. A informação foi confirmada pelo coordenador da Defesa Civil, Joaquim Pereira de Amorim.

"O teto veio a desabar por conta da madeira que apodreceu. Como era forrado com PVC ninguém percebia o que estava acontecendo. Junto com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e perícia o que foi constatado é que devido à chuva dos dois últimos dias, as telhas pesaram e veio a acontecer o desabamento de toda a madeira".

O secretário disse também que a madeira do telhado era bem antiga e a estrutura da igreja não ficou comprometida. A reportagem solicitou informações da Arquidiocese de Janaúba sobre a data de construção do templo e se já passou por reformas, e aguarda um retorno.

O local permanece isolado e funcionários da Defesa Civil Municipal e da Prefeitura de Montezuma realizam o serviço de limpeza.

De acordo com o subsecretário de obras, Iago Emanuel de Assis, estão sendo retirados bancos, escombros e objetos pessoais das vítimas, como bolsas, óculos e sandálias. Os objetos serão deixados na administração da paróquia.

Em nota, a Polícia Civil informou que será instaurado um inquérito para apurar as circunstâncias do acidente. "No procedimento, a PCMG irá solicitar perícias no local e das vítimas, intimar testemunhas e adotar todas as providências necessárias visando concluir as investigações".

Comunicar erro
cosmetic shop

Comentários

JHP