JHP2

TRANSPORTE EM VIATURAS CARACTERIZADAS: Policiais transportavam cocaína em viatura oficial caracterizada

Por Daniel Alves em 28/03/2024 às 13:28:10

Transporte seguro e garantido.

Operação Snow é voltada contra o tráfico de cocaína; Gaeco cumpre 21 mandados em Campo Grande e Ponta Porã.

O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) deflagrou uma operação contra um grupo criminoso de tráfico de cocaína nas cidades de Campo Grande e Ponta Porã. Segundo a investigação, policiais civis transportavam a droga em viaturas oficiais caracterizadas.

Segundo o Ministério Público Estadual, a organização criminosa, altamente estruturada, com uma rede sofisticada de distribuição, com vários integrantes, inclusive policiais cooptados, fazia o escoamento da droga. O grupo usava empresas de transporte para lavar o dinheiro.

A investigação mostrou que uma das maneiras utilizadas pelo grupo para trazer a droga de Ponta Porã até Campo Grande, de onde saía para outros estados, era o chamado "frete seguro", por meio do qual policiais civis transportavam a cocaína em viatura oficial caracterizada, já que, como regra, não era parada, muito menos fiscalizada por outras unidades de segurança pública.

A operação "Snow" é voltada ao cumprimento de 21 mandados de prisão preventiva, sendo que 3 alvos já estão custodiados no regime prisional, além de 33 mandados de busca e apreensão, nos municípios de Campo Grande e Ponta Porã.

O grupo criminoso transportava a droga oculta em meio a uma carga lícita, o que dificultava a fiscalização policial nas rodovias, principalmente quando se tratava de material resfriado/congelado, já que o baú do caminhão frigorífico viajava lacrado.

A investigação apontou que a organização ainda fazia a transferência da propriedade de caminhões entre empresas usadas pelo grupo e os motoristas, desvinculando-os dos reais proprietários, para assim chamarem menos a atenção em eventual fiscalização policial.

Equipes do Batalhão de Choque, da Força Tática e do Batalhão de Operações Especiais, todos da Polícia Militar, além da Corregedoria da Polícia Civil, prestaram apoio ao Gaeco para o desdobramentos da operação.

Em nota, a Polícia Civil se manifestou.

A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul tem o compromisso de combater qualquer crime em nosso Estado. Nesse contexto informamos nossa participação na operação em curso conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO). No decorrer dessa operação, os mandados de prisão relacionados à prisão e busca e apreensão relacionados a policiais civis foram cumpridos pela nossa instituição, por meio da Corregedoria-Geral da Polícia Civil. Salientamos que, além das medidas de natureza criminal, encontram- se em andamento na Corregedoria procedimentos administrativos para apurar eventuais transgressões disciplinares. Por fim reforçamos o compromisso de não não tolerarmos com desvios de conduta nem qualquer comportamento que comprometa a integridade da instituição e a confiança da sociedade.

Comunicar erro
cosmetic shop

Comentários

JHP