JHP2

Mulher é liberta após passar 15 anos em cárcere privado

Por Daniel Alves em 25/05/2023 às 06:08:15

Janaína, 27 anos, passou 15 anos em cárcere privado

Sem saber data de aniversário, nenhuma visita ao médico e proibida de ter amigos: a vida da jovem mantida em cárcere por 15 anos.

A jovem contou a reportagem que ainda não teve tempo de sonhar, não sabe o que quer fazer futuramente, mas planeja voltar logo à escola e viver próximo das pessoas que ama: seus pais, irmãos e o namorado.

Janaína dos Santos, 27 anos, não se lembra da data em que faz aniversário, nunca foi ao médico quando sentia dor nem podia ter amigos ou sair de casa quando quisesse. A jovem foi mantida em situação análoga à de escravidão, em cárcere privado e apanhava quase diariamente durante 15 anos. A madrinha da jovem, Danielly Medeiros, está presa temporariamente pelos crimes.

A jovem foi tirada de casa aos 12 anos durante um feriado da Semana Santa, inicialmente, apenas para passar alguns dias com a madrinha em Teresina.

Ela vivia com os pais e seis irmãos mais novos na cidade de Chapadinha, no Maranhão, para onde nunca mais voltou. Começou então uma rotina de escravidão, agressões, ameaças e perda de qualquer liberdade.

Sem salário, sem estudos e sem liberdade

Janaína estudava enquanto vivia na casa dos pais, mas desde que veio para Teresina nunca mais foi à escola, não aprendeu a ler e escrever nem teve qualquer convivência com outras crianças ou adolescentes. Ela contou que era impedida de sair de casa e fazer amizades e era obrigada a realizar todas as tarefas domésticas na casa de Danielly, sem qualquer remuneração.

"Nunca recebi salário, sempre vivi sem ajuda, nem pra comprar roupa, ela não me pagava um centavo. [Para comprar produtos de higiene pessoal] eu pedia ao companheiro dela, ele me dava dinheiro pra eu comprar. Eu recebia tudo usado, ela só me dava quando não prestava mais", contou Janaína.

O clima na casa, que fica no bairro Ilhotas, Centro/Sul da capital, era sempre ruim e pesado, segundo Janaína, porque havia muitas brigas entre o casal. As agressões, físicas, verbais e psicológicas contra ela também eram frequentes. Segundo ela, apenas Danielly a agredia.

Segundo ela, o que ela fazia em casa nunca estava bom. Ela era sempre tratada como preguiçosa e, quando a dona da casa não estava satisfeita, a agredia.

"Ontem mesmo ela falou tanto nome que doeu meu coração, e eu nunca respondia ela, ela me xingava, mas eu não xingava, não dizia nada. Eu não tinha amigos, não podia sair, a última vez que saí foi segunda-feira, mas ela tomou minha chave, me punia. Eu só saía pra comprar coisas e voltar pra casa. Eu sentia tristeza, chorava sozinha, não gostava da minha vida. Pedia a Deus que me tirasse dali", contou.

Entre as violências, ela também não podia sair sequer para ter acompanhamento médico quando precisava e nunca realizou consultas ginecológicas. Ela contou que nunca foi a um hospital, mesmo quando sofreu com crises de cólica renal, que causam dores intensas.

Comunicar erro
cosmetic shop

Comentários

JHP