JHP2

Mulher denuncia padre por ordenar que motorista a estuprasse

Por Daniel Alves em 01/06/2023 às 06:21:54

Silvia Tavares de Souza diz ter sido estuprada pelo motorista do padre, enquanto ele assistia

O padre Airton Freire de Lima (foto), é o fundador da Fundação Terra; ele foi suspenso do cargo pela Diocese de Pesqueiras.


Uma mulher denunciou o padre Airton Freire de Lima de participar e ordenar um estupro contra ela. O caso teria ocorrido em outubro de 2022, mas Silvia Tavares de Souza apenas veio a público expor o caso no início deste mês, quando deu entrevistas para emissoras locais de televisão, em Pernambuco.

Segundo detalhou ao telejornal NE1, o padre a obrigou a ter relações sexuais com seu motorista, identificado apenas como Jaílson, durante um retiro espiritual organizado pelo religioso. Silvia diz que foi chamada por ele para uma "casinha" onde ficava os aposentos do padre Airton. No local, ele perguntou se ela poderia fazer uma massagem nele.

"Comecei a dar uma massagem no pescoço, fui descendo, fui descendo... Ele 'aperte mais minha costela', quando eu cheguei perto do cóccix, ele disse, 'aperte meu cóccix'. Quando eu toquei no cóccix dele, ele estava sem torga, sem calção, sem nada. Ele estava nu. Na hora que eu vi que ele estava nu, eu pulei", afirmou.

Ao gritar, o motorista Jaílson apareceu com uma faca, que colocou no pescoço da mulher. "Ele disse, 'quieta, ninguém vai morrer'. E alí, meu mundo acabou", disse Silvia.

Assustada, a mulher contou que pedia ajuda ao padre. "Eu não conseguia falar, eu não conseguia me expressar direito e eu falava 'padinho, o que é que tá acontecendo?'", relembrou. Mas o padre Airton nada fazia.

"Ele chegou para mim e disse: 'quieta, que ninguém vai morrer'. E nisso, eu estava mobilizada, porque ele me deu uma gravata e botou a faca, entendeu? Disse: 'tire a roupa'. Eu tirei a roupa, ele pediu para o outro tirar a roupa. Ele pegou o lençol de seda e foi para uma cadeira, tipo essas cadeiras antigas, sentou nu, com o lençol aqui [cobrindo até o pescoço, segundo gesto feito pela mulher] e ficava ordenando tudo", afirmou a mulher.

Em determinado momento, Airton teria ordenado que o motorista a estuprasse. "Eu comecei a gritar, 'padrinho por favor pare com isso'. E ele disse, 'não adianta gritar porque aqui ninguém escuta. Até porque aqui tem o canil, tem os cachorros, você vai morrer de gritar e ninguém vai escutar. se você ficar quietinha, minha princesa, nada vai acontecer'", detalhou Silvia.

Padre foi afastado

O padre Airton Freire é fundador da Fundação Terra, inaugurada em 2005. Ele foi ordenado e tornou-se padre em 1983. Na terça-feira, 30, a Diocese de Pesqueira suspendeu o "uso da ordem" por parte do padre Airton. Ou seja, ele está impedido de exercer a função religiosa.

No documento em que pauta a suspensão, a Diocese citou uma das matérias veiculadas com a denúncia feita por Silvia. Além disso, o texto diz que foram consideradas "advertências anteriores" e a "gravidade dos fatos atualmente denunciados com investigação na esfera estatal e eclesiástica em andamento".

Comunicar erro
cosmetic shop

Comentários

JHP